Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
Home»Esportes»Ano de Copa: como cada clube se adapta aos desafios da pré-temporada reduzida
Esportes

Ano de Copa: como cada clube se adapta aos desafios da pré-temporada reduzida

Por 27/02/20183 Minutos de Leitura
Facebook Twitter WhatsApp
Compart.
Facebook Twitter WhatsApp

pré-temporada reduzida dominou os debates neste início de ano e, por isso, o Espião Estatístico reuniu dados dos 20 clubes que vão disputar a Série A para comparar as estratégias usadas por eles, seja na busca pelo título da Libertadores, que chega à fase de grupos nesta semana, seja para lutar pelas demais competições que estão no apertado calendário de cada um.

Consideradas as partidas disputadas até o fim de semana passado, os times jogaram de sete (Paraná) a 14 vezes (Ceará), o que ressalta a exigência por diferentes estratégias, mas entre os clubes que estão na fase de grupos da Libertadores, a variação é menor, de oito jogos (Cruzeiro) a dez jogos (Grêmio e Vasco). A diferença no número de jogos nos levou a basear a comparação em um Índice de Rotatividade: a quantidade de jogadores que entraram dividida pelo total de jogos disputados.

Apesar de contar com um elenco farto e de alta qualidade, em seus primeiros jogos à frente do Palmeiras, o técnico Roger Machado aproveitou cada minuto de jogo para entrosar uma equipe base: nove jogadores atuaram mais de 75% do total de tempo que o time esteve em competição. O recordista foi o zagueiro Thiago Martins, que esteve em campo em todos os segundos da equipe.

Devido aos problemas vividos na temporada passada, com eliminações dolorosas, o Palmeiras foi uma das equipes que menos jogos fizeram em 2017. Foram 66 partidas no ano passado, e dos clubes que seguem neste ano na Série A, só Vasco (57) e São Paulo (62) atuaram menos. Com menor desgaste, a equipe pode ser repetida agora, no início de 2018.

Curiosamente, apesar de viver uma realidade bem diferente da palmeirense, o Corinthians adotou uma estratégia bem parecida. Usou apenas um jogador a mais que o Palmeiras e teve seis jogadores com presença constante no time, e Juninho Capixaba (74,3%) e Jadson (72%) chegaram bem próximo da linha de corte dos “Homens de Ferro”.

Fazendo um revezamento pequeno na equipe, Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro têm 11 jogadores que jogaram mais de 50% do tempo total da equipe, enquanto o Santos tem dez.

Comparados a Vasco, Grêmio e Flamengo, a estratégia mostra-se muito diferente. Este trio tem respectivamente sete, dois e seis atletas que atuaram mais de 50% do tempo. A imensa maioria, 26 no Vasco, 38 no Grêmio e 31 no Flamengo, atuaram menos da metade do tempo em que a equipe esteve em campo, rodízio que explica o alto Índice de Rotatividade nessas equipes.

Entre os clubes que não estão na fase de grupos da Libertadores, Botafogo e Fluminense foram exceções. O Botafogo teve oito jogadores com mais de 75% do tempo em campo, e o Fluminense, sete.

Sem tirar da cabeça que o primeiro objetivo é se manter na Série A do Brasileirão, para disputar estadual, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, e até mesmo seletivas da Libertadores, caso da Chapecoense, o rodízio foi a opção da maioria.

O São Paulo, que ainda está em busca de uma formação ideal também está entre as equipes que mais atletas utilizaram, assim como o Atlético-MG, que até de treinador já mudou.

Fonte:globo.com 

WHATSAPP DO GIRO BAHIA: 73 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é importante.

 

 

Compart. Facebook Twitter WhatsApp

Posts Relacionados

Destaque 31/12/2025

Natiely Brandão brilha no atletismo e leva o nome de Itabela ao pódio

Destaque 01/10/2025

Atleta Edinor Filho acaba tendo uma Lesão do Tendão de Aquiles no aquecimento antes da partida da copa CONDESC entrem Itabela e Eunápolis

Destaque 21/09/2025

Em jogo de muitas emoções, Seleção de Itabela empata com Itapebi em 2×2 pela Copa CONDESC

Destaque 15/09/2025

Segunda Edição da Copa Interna do Baba dos Cansados é Sucesso na Arena Grassi

Destaque 10/09/2025

Itapebi vira sobre Itabela e deixa dona da casa na lanterna do CONDESC

Destaque 08/09/2025

A Seleção de Belmonte derrotou a Seleção de Itabela por 3 a 0 na 2ª rodada da Copa CONDESC, jogando em casa com apoio massivo da torcida.

Deixe uma resposta Cancel Reply

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Últimas Postagens
Destaque 16/01/2026

Carnaporto 2026 terá virada de lote dia 27 de janeiro Garanta o seu antes da mudança de valor

Dia 27 de janeiro teremos virada de lote do Carnaporto Axé Moi 2026. Você tem…

Com plenário lotado, Câmara Municipal de Itabela dá posse ao vereador suplente Luan de Martins

15/01/2026

Itabela: 2026 é mais que especial para a 33 Agência de Marketing

15/01/2026

Prefeito Ricardo Flauzino inicia o ano com investimento de mais de R$ 1 milhão na reforma de escolas municipais

12/01/2026
Clima Porto Seguro
© 2026 GiroBahia publicidade e comunicação - CNPJ 22.881.183/0001-34. Todos os direitos reservados

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.