É comum que a atenção dos cidadãos esteja voltada para a folia neste período de Carnaval, mas a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que não pode haver descuido quando o assunto é o Aedes Aegypti, já que o município tem registrado aumento de casos das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
As orientações são as mesmas para quem vai viajar ou passar o recesso em casa: vedar caixas d´água; não manter água parada em calhas ou outros recipientes; evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas; trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas; lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana.
A secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, frisou a importância da prevenção. “Não podemos deixar que o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito aumentem no nosso município, e só a prevenção é capaz de frear a proliferação do Aedes Aegypt. Então, solicitamos a todos os eunapolitanos que sigam as nossas orientações e elimine qualquer foco de água parada”, alertou.
O Município segue realizando diversas ações de combate ao mosquito, como ações educativas, visita às residências pelos agentes de combate às endemias, mutirão “Todos Contra o Mosquito” e o bloqueio químico, que teve uma nova etapa iniciada nesta semana com a pulverização de inseticida por meio do carro fumacê passando por diversos bairros da cidade.
Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA)