O primeiro suplente pelo Partido Progressista da Ordem Social (PROS), o vereador Eronildo de Jesus Divino, fez um discurso contundente na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, dia 16, na Câmara de Vereadores de Itabela.
Na ocasião, o parlamentar levantou algumas questões importantes para o município com relação à instalação da mineradora canadense South Star que irá realizar a construção da Mina de Santa Cruz. No total, o projeto contempla 13 licenças para exploração de grafite, cobrindo mais de 13.000 hectares.
Acompanhe os principais trechos do discurso do vereador Eronildo de Jesus Divino:
IMPACTOS AMBIENTAIS
“Eu preciso saber, essa casa precisa saber: Qual será o impacto da implantação dessa empresa para exploração de grafite em nosso município a curto, médio e longo prazo. Qual é o produto que extrai esse grafite, para onde vai o resíduo desse grafite. Nós aqui em Itabela talvez não sofreremos tanto, mas e quem mora lá para baixo? Esse resíduo certamente irá para as nascentes, quem vai receber? Como será tratado?”, questionou.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
“Nós queremos saber qual será os impacto ambiental e social? Qual será o impacto social? Conheço um cidadão ali que aposentou aos 60 anos, sem nunca ter assinado carteira, sem nunca ter sido internado, nunca precisou dar despesa para o município, pois nasceu, cresceu e viveu ali, Belzinho, mas agora teve que sair. O que essa empresa está fazendo para ressocializar esses cidadãos que nasceram e cresceram aprendendo a plantar e a colher e agora é obrigado de forma bruta a comprar e vender. O que essa empresa vai fazer? Vai ministrar cursos? Eles agora vão precisar aprender a consertar moto, bicicleta, vender pão, geladinho, virar enfermeiro. O que essa empresa está fazendo para ressocializar essas pessoas que dali saíram?”, destacou.
“Não quero ser exemplo para ninguém, quero ser eu, quero ser natural, também não nasci para ser fantoche nem marionete, por isso sou Divino”, finalizou.
Por: Girobahia / Beto Muniz