Um verdadeiro exército de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, está trabalhando com ações de conscientização, fortalecendo a prevenção e combate aos focos no município.
A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, segue empenhada nas ações preventivas de combate à dengue que acontece o ano inteiro, inclusive no verão, os focos são identificados pelos agentes de endemias nas visitas domiciliares onde estão localizados o maior número dos criadouros do mosquito. Vale reforçar que a população tem papel importante no combate à dengue, recebendo os agentes comunitários e de endemias.
Além disso, a operação faxinaço, uma ação integrada com a secretaria de serviços públicos que realiza um mutirão de limpeza com foco especial no controle de endemias, oferecendo melhores resultados, ensinando a fazer o correto descarte dos materiais que estão em desuso, objetos inúteis nos quintais e varandas, que acabam acumulando água, se configurando como criadouros de mosquitos.
A negligência de uma pessoa pode afetar todas as que estão ao redor. É preciso que o pensamento seja coletivo, com poucos passos de cada um, é possível avançar muito na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.
Não seja vítima do mosquito transmissor da dengue, você tem um papel fundamental nessa guerra!