O site girobahia.com.br abre agora uma série de três reportagens onde iremos retratar as lideranças que apoiam os principais candidatos a deputados no município de Itabela. Deputados em busca dos votos da população de Itabela, buscando incansavelmente apoio de lideranças para conquistar votos para as suas candidaturas. A corrida eleitoral na cidade dividiu o processo em três tempos distintos:PASSADO – PRESENTE – FUTURO.
Os Candidatos a deputados a ESTADUAL e FEDERAL, CORDÉLIA TORRES e ADOLFO VIANA, respectivamente, buscam votos através de uma aliança inusitada e inesperada pela população, que foi a união do ex-prefeito JÚNIOR DAPÉ e o também ex-prefeito CARIBÉ, ambos inelegíveis e anteriormente declarados adversários políticos “ferrenhos” agora vivem um clima de INIMIGOS INTÍMOS.
Pesa contra o ex-prefeito JÚNIOR DAPÉ o fracasso de um mandato terrível no período de 2013 – 2016, o qual foi marcado por festas milionárias, caos na segurança pública com alto índice de homicídios e assaltos a mão armada na cidade, ausência permanente do prefeito na cidade, descaso total na saúde, paralisações mensais na educação por atraso de salários com isso não havendo o cumprimento dos 200 dias letivos como manda a lei, descaso com o transporte universitário ocasionando o fechamento da BR-101 constantemente por reinvindicações, cumprindo menos de 10% do plano de governo proposto na campanha eleitoral.
Com poucas realizações e conquistas para a população Itabelense, o mesmo, está inelegível pelo fato de ter as contas do mandato reprovadas pela Câmara Municipal de Itabela de forma unânime, apresentando indícios claros de desvio de finalidade de dinheiro público. As contas foram reprovadas pelos vereadores pelo placar de 11 a 0.
Além da reprovação das contas enfrentam na justiça um processo correndo sobre as contas do ano de 2008, a prisão ocorrida 2007 pela polícia federal em sua residência pela acusação de formação de quadrilha e desvio de dinheiro público oriundos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), caso que fez de Itabela destaque no Jornal Nacional.
Senão bastasse isso ainda tem inúmeras OBRAS INACABADAS no município tais como: Construção de quadra coberta no bairro Irmã Dulce, Construção da creche no bairro Francisqueto, Asfaltamento da Rua Miramar não concluído (prometido em campanha eleitoral no ano de 2014, concluída apenas agora pelo atual gestor, rua essa que era apelidada antes por MIRALAMA, devido o trabalho ali iniciado e não concluído).
Caso curioso é que um vereador seguem Júnior Dapé nesse apoio, são eles: Alencar da Rádio o apoio é curioso pelo fato dos mesmos reprovarem as contas de Júnior por indício de desvio de finalidade de dinheiro público, e agora andando de mãos dadas em apoio aos candidatos a deputados. Será que nesse caso cabe o ditado popular: Diga-me com quem tu andas que eu te direi quem és?
Ou quem sabe houve algum outro tipo de acordo, que nós desconhecemos que os fizeram enxergar no antigo gestor um homem íntegro e honesto a ponto de colocar o caráter de cada um na fogueira, contradizendo aquilo que antes fizeram? Essa é uma questão que só o tempo dirá.
Além desse vereador, JÚNIOR DAPÉ conseguiu transferir aos seus candidatos o apoio do ex-vereador LÚCIO FRANÇA, que porem estava impedido pela justiça se candidatar a vereador em 2016, lançou a mulher Sônia. Fato curioso é que o mesmo teve a sua nomeação publicada no DIARIO OFICIAL DA CÂMARA LEGISLATIVA DA BAHIA no mês de agosto como assessor parlamentar do deputado Estadual Adolfo Viana (agora candidato a deputado federal pela bahia), seria uma troca de favores?
Não queremos acreditar em tal fato, até mesmo porque não é possível em plena democracia que tal acordo fosse sacramentado violando assim todo o aspecto ético/moral de um processo eleitoral.
Outro apoio curioso é do atual coordenador sindical da APLB, Valtim Rodrigues Lima, que durante o mandato do ex-prefeito liderou uma série de paralisações mensais por atraso de salário, talvez por atitudes como essa do atual coordenador que a APLB sofre uma decadência de credibilidade perante a classe e perante a comunidade, tendo cada vez mais suas atitudes questionadas pelos professores, assembleias mais vazias, professores não atendem mais as convocações da APLB sindicato por não se sentirem mais representados pelo líder sindical.
Vale à pena lembrar que recentemente vazou nas redes sociais um áudio gravado pelo coordenador negociando a divisão em percentuais dos recursos dos precatórios, caso a categoria ganhasse a causa que corre na justiça. Em reunião o mesmo alegou que o áudio foi editado.
Ficaria a dúvida então, será que o apoio se dá em favor ao processo de enquadramento reclamado por ele na justiça? Mais uma questão que só o tempo dirá, mas que no mínimo tal apoio diante disso tudo é contraditório isso é, sabendo que o ex-gestor não pagou o mês de dezembro do ano de 2008, pago posteriormente por Caribé em quatro vezes.
JÚNIOR DAPÉ nas últimas eleições federais e estaduais, apoiou como candidato estadual Bruno Reis, ficando em 2° colocado na cidade, ficando atrás de Robério Oliveira e pra federal Ronaldo Carletto, que ficou em 3°, atrás de Valmir Assunção (mais voltado) e Uldurico Pinto
Falando em CARIBÉ, é outro apoio do PASSADO que está com CORDÉLIA TORRES. O ex-prefeito teve seu mandato marcado principalmente por obras federais INACABADAS, e por baixa popularidade. Podemos citar como apenas algumas obras inacabadas como legado da gestão CARIBÉ a CRECHE padrão FNDE localizada no bairro Pereirão; QUADRA POLIESPORTIVA no Colégio Archimedes Ernesto da Silva; ACADEMIA DA SAÚDE localizada no bairro Ouro Verde; e uma obra em especial é a CRECHE padrão FNDE que nem chegou a sair do papel, mesmo parte do recurso ter chegado, que seria a CRECHE do OURO VERDE.
Assim como o seu colega de campanha, CARIBÉ, também está inelegível por contas reprovadas pelo TCM e pela Câmara Municipal de Vereadores, prova disso foi que no pleito municipal de 2016 ele lançou a sua esposa a Professora Suely Caribé como candidata a prefeita, porém tal manobra “OLIVEIRENSE” não foi bem aceita pela população ficando em último lugar na corrida eleitoral.
A junção entre CARIBÉ e JÚNIOR DAPÉ em apoio aos candidatos a deputados não agradou a grande parte do grupo de Caribé, deixando alguns envergonhados e indignados com tal aliança, prova disso que poucas lideranças do grupo de Caribé seguiram o líder, preferiram ficar neutros ou apoiar outros candidatos.
O fato é que segundo as falas de JÚNIOR DAPÉ: “Caribé agora também é DAPEZEIRO”, deixando bem claro que o líder dessa aliança é ele, e uma possível conjuntura para 2020 partirá da sua decisão e indicação. Caribé também não pagou os salários de dezembro do ano de 2012 aos servidores públicos, fato que ocasionou na época fechamento da BR por várias horas e diversos protestos na cidade.
Podemos relacionar algumas coincidências entre JUNIOR DAPÉ e CARIBÉ, são elas: Ambos tiveram contas rejeitadas pelo TCM; Ambos tiveram contas reprovadas pela Câmara de Vereadores; Ambos estão inelegíveis; Ambos deixaram salários atrasados; Ambos deixaram diversas obras inacabadas como símbolo de incompetência e fracasso como gestores públicos.
Como vivemos sempre um Estado Democrático de Direito, caberá a população de Itabela se as AÇÕES do PASSADO servirão para construirmos uma cidade melhor, pois a decisão é sempre do povo!
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.