Graças aos esforços de artistas locais, atores, diretores, produtores, circenses, que se empenharam em criar e apresentar grandes espetáculos.
A peça “A Paixão de Cristo” é sem dúvida o ápice da cultura itabelense, que se tornou uma tradição e um marco na cultura local. De acordo com Sidivaldo Oliveira, um dos idealizadores e diretor geral da peça, “nosso maior objetivo é mostrar, que através do teatro e da cultura, podemos envolver a população e juntos, construir algo grandioso” explica.
Este ano, por conta da pandemia, o espetáculo assumirá uma nova roupagem, sendo apresentado pela sétima arte. O filme “O Messias” será apresentado em formato de série, através do canal Cine Itabela, no youtube.
De acordo com Jorgley Santana, diretor de elenco, o roteiro da peça está sendo adaptado para o cinema e a produção de cenário e figurino já estão sendo realizadas, “Estamos construindo uma cidade cenográfica na quadra do Colégio Estadual, além disso, no filme contaremos com belíssimas locações externas da nossa região” enfatiza o diretor.
O esforço e a dedicação dos itabelenses, para a realização do filme são ressaltados, para Sidivaldo o filme é resultado de grandes investimentos na cultura, feitos no passado, “o investimento em cultura sempre dá grandes frutos, prova disso, é que maioria dos atores são consequência de escolas de teatro que foram oferecidas anos atrás. Além disso, alguns dos editores são ex-alunos do curso de audiovisual promovido através de uma parceria nossa com o colégio Estadual de Itabela” esclarece Val.
Uma produção como essa de “O Messias” certamente não será barata, quando indagado sobre os quem arcará com as despesas, Val (como é conhecido) expõe que sua paixão pela cultura o fez adquirir, ao longo da vida, a tecnologia para produção, mas revela que todo o processo tem um custo muito maior do que possa arcar.
Para Jorgley, é preciso que haja um apoio maior de toda a população “todos os atores, diretores e produtores são voluntários, entretanto precisamos da contribuição de toda a sociedade, seja ela pública ou civil, porque esse sem dúvida, é um projeto grandioso, que ficará na história da nossa região”.
Segundo a produção do filme, poucos empresários da cidade ajudaram até agora, a Câmara de Vereadores se colocou à disposição do projeto, faltando definir como seria a sua contribuição. A Prefeitura Municipal de Itabela ainda não se manifestou sobre qualquer apoio.
Por: Redação Girobahia / Beto Muniz
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.