Os professores juntamente com seu sindicato, a APLB, foram as ruas da cidade mais uma vez nesta terça-feira, 30 de Maio de 2023, para protestar e solicitar ao Prefeito Jadson Albano, o pagamento do piso salarial da classe, que não está sendo cumprido desde 2020.
O piso salarial do professor, determinado pela Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei nᵒ 11.738/2008, estabelece um valor mínimo a ser pago aos profissionais da educação, visando garantir condições dignas de trabalho e valorização da carreira docente. No entanto, hoje o Prefeito Jadson, foi a um programa de TV local para falar sobre essas manifestações que tem ocorrido de forma legítima e mobilizado toda a cidade, não só a classe de professores, assim como também os pais e alunos da rede escolar municipal e todo o comércio local. www.youtube.com/watch?v=KELRx50QGfw&t=4116s acompanhem.
Jadson Albano se transformou no programa. Se tornou uma pessoa excessivamente vaidosa e revelou uma visão de mundo totalmente distorcida da realidade, que afeta diretamente relações interpessoais, jogando a população em geral contra os servidores da educação. A vaidade é um traço humano que pode ter consequências negativas quando levada ao extremo. E nesta entrevista o prefeito chegou ao ápice desse comportamento. O mesmo afirmou que o Piso Salarial do Professor não é lei.
A crueldade não ficou por ai. Imputou a culpa de demissões de funcionários contratados, aos professores. Segundo ele, a classe ganha acima de 5.000 mil Reais, e por isso, no momento não precisam de aumento de salários e obriga a ele demitir outros funcionários com salários inferiores. A mentira do prefeito foi tão grande, que chegou a afirmar, que se o piso salarial da classe fosse atualizada, faltariam cestas básicas para as famílias cadastradas no programa Fome Zero.
O prefeito falou da exposição dos nomes e salários de alguns servidores que tem circulado nas redes sociais, incentivando que a população compare os salários daqueles servidores, com salários de outros trabalhadores do munícipio. Esse mal comportamento não ficou por ai, afirmou que a secretária de educação tem o aval dele em todas decisões que ela tenha tomado, inclusive quando o apresentador o perguntou a respeito de denúncias de assédio moral e perseguição política que a Sra. secretária foi acusada.
Outro assunto que ficou por fim e o prefeito se mostrou ansioso em informar, foi o projeto dos precatórios que ele enviou à câmara de vereadores. Solicitando segundo os edis, um “cheque em branco”, para manejar o dinheiro que servidores tem a receber, sem transparência e de que forma. Na visão dos vereadores, esse projeto pode ser mais uma crueldade com aqueles que aguardam um dia receber seus direitos, corrigidos e atualizados.
Tudo na visão do Prefeito Jadson Albano está normal. Os professores não tem direitos a serem adquiridos, nem os enfermeiros que também tiveram o piso nacional ajustado pelo governo federal.
Jadson se transformou em um ser arrogante e prepotente. Por causa do cargo que exerce, tem tido senso de superioridade em relação aos outros menosprezando aqueles que não estão à sua altura em termos de aparência, conquistas ou status. Debochou dos professores e de todos os eleitores que um dia confiaram o voto em um menino com comportamento oposto ao que tem se mostrado, um menino humilde, com promessas de melhorar a vidas das pessoas e o bem estar da comunidade.