A programação de encerramento da 3ª Edição do Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro – ‘Uma Homenagem ao Nordeste’ – começou nesse sábado, 29, de forma inclusiva e muito lúdica, trazendo a cultura gastronômico ao público infantil, na Passarela da Cultura.
A Cozinha Kids foi um sucesso entre a criançada, que puderam mostrar habilidades culinárias e aprender mais sobre este rico universo, com o chef João Matazo, preparando deliciosos sequilhos de polvilho regional.
A tarde ainda ganhou um workshop de drinks, ministrado pelo Instrutor de Hotelaria, Joaldo Farias e na ‘feirinha de produtos agroalimentares regionais’ os empreendimentos dos Roteiros do Brasil Rural – Terra Mãe expuseram seus produtos preparados na região, entre eles, creme de açaí; brigadeiro de cupuaçu; chocolate artesanal; mel de cacau; muçarela, ricota e borrata de Búfala; produtos orgânicos; artesanato indígena, entre outros.
PRATO AUTORAL
Os amantes da culinária nordestina curtiram a Escola Gastronômica, com a presença especial do chef Uelcimar Cerqueira, do Senac, numa bela oportunidade para aprender novas receitas durante a aula show.
O prato autoral Corisco, inspirado na infância do chef baiano, mesclado com valores dos tempos dos cangaceiros, roubou a cena: um cabrito recheado com caju, queijo coalho, empanado com a crocância da farinha de tapioca; acompanhado de creme de abóbora e pirão à manteiga de garrafa aromatizada com urucum.
“A cada ano, o festival se torna mais enriquecedor à cultura, empreendimentos e rota gastronômica em Porto Seguro e distritos, fortalecendo este importante nicho turístico incentivado pelo nosso prefeito, Jânio Natal”, destaca o vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa.
Essa é uma iniciativa da Abrasel e correalização da Prefeitura de Porto Seguro / Sec. de Turismo, Senac, Sebrae, com apoio do Governo do Estado, e patrocínios da Vertrau, Estrella Galícia e Coca Cola.