O Parque Nacional do Pau-Brasil criado em 20 de abril de 1999, Na comemoração dos 500 anos do Brasil, possui aproximadamente 19 mil hectares, vindo a ser uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no sul da Bahia, localizando no município de Porto Seguro.
Uma área rica em belezas naturais, já catalogou a presença de 214 espécies de aves. Embora esteja sob proteção Federal, ainda necessita de recuperação de áreas que foram degradadas ao longo dos anos. Com o objetivo de restabelecer a floresta, o BNDES firmou parceria com a ONG Grupo Ambiental Natureza Bela, através do Projeto de Restauração Corredor Ecológico Monte Pascoal – Pau-Brasil e programou para ser executado entre 2018/2022.
O Grupo Ambiental Natureza Bela tem o compromisso de restaurar 210 hectares de Mata Atlântica, sendo que 100 hectares serão dentro do Parque Nacional do Pau-Brasil. das 100 hectares, propostos para essa Unidade de Conservação, já foram executados 50, e as outras 50 hectares serão preparadas e plantadas nos próximos meses.Quem banca financeiramente uma recuperação florestal de tamanha importância social e cultural, precisa avaliar o andamento dos trabalhos. Foi com esse objetivo que representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, estiveram presentes durante os dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2018 na região, para ver in loco, como anda o reflorestamento coordenado pela ONG selecionada para o serviço.Em reportagem de Vídeo produzida pela ONG Grupo Ambiental Natureza Bela, os representantes do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, o Gerente Rafael Duarte Stein e o Engenheiro Márcio Macedo Costa, falaram do que viram na área e quais são os próximos passos do BNDES na recuperação de florestas no Sul da Bahia. Confira a reportagem abaixo: