O Campeonato Paranaense de 2020 será menor. O torneio estadual terá que se adaptar ao novo calendário do futebol brasileiro, que terá redução de datas para as competições regionais. O anúncio foi feito pelo novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, que tomou posse nesta terça-feira (9), no Rio de Janeiro.
+ Athletico: Furacão pode ficar perto de classificação na Libertadores se vencer o Tolima
O novo cartola disse em seu discurso de apresentação que a medida busca valorizar as datas Fifa, que são reservadas para os jogos de seleções – e que ano que vem serão ocupadas, na sua maioria, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. “Assumo aqui um compromisso: a partir de 2020, as datas Fifa estarão livres no calendário das competições nacionais”, disse Caboclo.
+ Coritiba: Destaque do FC Cascavel vai defender o Coxa na Segundona
A medida já vinha sendo tratada internamente. As federações estaduais, principais interessadas, foram consultadas e na sua ampla maioria acataram a ideia da CBF. Apenas a entidade do Rio de Janeiro foi contrária, mas terá também que aceitar. O Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão dos principais campeonatos, também não teve objeções.
+ Paraná: Dirigente admite erros nas contratações
A partir do ano que vem, serão 16 datas liberadas para os estaduais. “Construiremos esse caminho com diálogo, respeitando os interesses de todos os envolvidos, mas com firmeza de propósito”, afirmou Rogério Caboclo. Em relação ao Campeonato Paranaense, será obrigatória a redução de uma data. Com a fórmula atual, são necessárias 17 datas para realizar a competição.
Mais mudanças
Entre as novidades anunciadas pelo novo presidente da CBF, estão a troca do comando da arbitragem – sai Marcos Marinho, entra o ex-árbitro Leonardo Gaciba – e a confirmação de Sylvinho, auxiliar de Tite, como treinador da seleção olímpica, que buscará a vaga nos Jogos de Tóquio.
Por Redação / Tribuna do Paraná
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.