A Cidade de Coaraci no interior da Bahia, tem vivido momentos difíceis entre os poderes. A sensação segundo alguns vereadores, é que a democracia foi substituída pela monarquia na cidade. Ainda bem que essa informação é apenas a alusão a algumas posturas do prefeito e seus secretários.
É importante lembrar que a Constituição brasileira estabelece que o Brasil é uma república democrática desde 1889 e não tem nenhuma cidade governada por uma monarquia atualmente.
Se realmente Coaraci vivesse em um regime monárquico, isso significaria que a cidade em questão estaria desrespeitando as leis brasileiras e que o governo local estaria agindo de forma ilegal e antidemocrática.
No entanto, vereadores mais uma vez relataram em plena sessão legislativa nesta noite do dia 03 de Maio de 2023, que a cidade vive a sensação perseguição politica e crimes de abuso de poder e assédio moral que o prefeito e seus secretários tem cometido, não apenas com as autoridades do poder legislativo, mas também com funcionários públicos, funcionários contratados e até mesmo com os cidadãos daquela pacata cidade.
Os vereadores confirmaram que presenciaram e até sofreram tais crimes na comemoração dos 70 anos do Colégio Municipal Antônio Lima de Oliveira contra a Diretora do Colégio, desprestigiando-a e a impedindo que a usasse o microfone, assim como também não permitiu a fala do vereador que fez a indicação do projeto de lei que mudou o nome de Colégio Municipal de Coaraci para Colégio Municipal Antônio Lima de Oliveira. Não foi só isso, a placa com o nome do Colégio não levou o nome do vereador autor do projeto. O prefeito não respeitou uma lei municipal que obriga ter o nome do vereador autor de projetos como este.
As críticas foram generalizadas ao poder executivo, principalmente porque o prefeito e a secretária de Educação substituíram o momento de homenagear a história e os valores que tornam a instituição uma referência em educação por discursos vazios e de ódio, que na prática, pouco contribuem para melhorar a educação na cidade.
As denúncias continuaram durante toda a sessão, de crimes de assédio moral a não cumprimentos de pagamentos de pisos salarial de classes trabalhistas, falta de medicamentos, de execução mal feita de obras e gastos desnecessários do dinheiro público. Toda a sessão foi transmitida pela emissora local, via canal no youtube.
Por: Girobahia