Esporte é saúde, esporte é vida! Essa é uma frase emblemática muito usada em milhares de municípios Brasil a fora, mas aqui em Itabela a frase poderia ser outra: esporte é lembrança, esporte é saudade.
Nos últimos anos as ações na área do esporte têm praticamente sido extinta em nosso município, E isso se dá principalmente pela falta de oferta por parte do poder público municipal mesmo com orçamento de R$ 1.535.000,00 (2018), R$ 1.604.075,00 (2019) e 1.684.278,75 (2020) direcionado para a área de esportes, não vemos esse retorno para os desportistas da nossa cidade.
Podemos observar que não existem projetos para o desenvolvimento de outras modalidades esportivas na cidade, parece que somos reféns da famosa frase de que “Brasil é o país do futebol”, pois o único Esporte que ainda se vê um pouco é o futebol. Mesmo com competições mal organizadas e sem padrão, ainda é o único Esporte que se tem uma atenção do Departamento de Esportes e Lazer.
Itabela nos últimos anos vinha se tornando uma equipe muito forte e respeitada na maior competição de futebol amador do Brasil, o Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador, em 2016, viveu seu melhor momento chegando a grande decisão, mas dois acontecimentos acabaram quebrando o ritmo de um time considerado a melhor seleção de Itabela de todos os tempos, equipe essa que tinha tudo para ser campeã, primeiro o acidente com a equipe da Chapecoense, o que acabou adiando a partida final para janeiro de 2017, e o segundo acontecimento (esse segundo para mim é o principal) certamente foi o “pé frio” de quem podemos observar que não gosta do esporte. Coincidentemente em 2017 a seleção chegou novamente em uma final, dessa vez na Copa do Descobrimento, e outra vez ficou com o vice-campeonato, e 2017 foi o ano da última participação da seleção no campeonato intermunicipal, Já que é uma competição que tem um custo alto e que a principal parceria sempre foi com a Prefeitura Municipal, mas essa parceria não foi possível ver mais vezes, segundo um dos Diretores da LFI (Liga de Futebol de Itabela), foi apresentado um projeto para o ano de 2018, porém a gestão alegou que não seria possível a parceria porque iriam fazer uma grande reforma no estádio municipal, e infelizmente a torcida Itabelense que estava empolgada com o time ficou sem o principal evento dos domingos a tarde, que era torcer pela seleção de Itabela e também até o momento não foi feito nenhuma reforma no estádio municipal. O fato é que de 2017 até 2019 foram realizadas três edições do campeonato intermunicipal e a seleção de Itabela só esteve presente apenas uma vez.
Mudando de assunto, vamos falar de outras modalidades esportivas?…(cri, cri, cri, cri)
Será que não temos praticantes de outros esportes? Sim! Temos sim! Temos jovens que levam o nome da nossa cidade Brasil a fora com as artes marciais, motocross, voleibol, atletismo, e outras modalidades, mas que enfrentam muitas dificuldades, principalmente com o pouco apoio ou quase nenhum apoio do poder público municipal.
O esporte de Itabela está realmente vivendo um novo tempo, uma nova história, um tempo de retrocesso e de falta de oportunidade para os jovens mostrarem seu talento, mas vamos continuar acreditando que dias melhores virão!
Por: Redação / Girobahia
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.