Com o compromisso de construir espaços cada vez mais acolhedores, oferecendo melhores condições de trabalho para os educadores e ampliando as chances de aprendizado para os alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro trouxe para a Jornada Pedagógica 2025 o tema: “Cuidar, sentir e aprender: a escola e o desenvolvimento socioemocional”.
O auditório da UFSB ficou completamente lotado na manhã de 05/02, onde foi realizado o evento, que contou com a participação dos educadores e de lideranças como o vice-prefeito Paulinho Tôa Tôa, representado o prefeito Jânio Natal; o secretário de Educação, Luiz Leal; além de representantes da comunidade indígena, Ahnã Pataxó; da UFSB, o decano Francisco de Assis Jr.; do Conselho Municipal de Educação, Luzia Fernandes e do IFBA, Isaú Sena Santos.
A Jornada foi iniciada com a execução do Hino Nacional, na voz da cantora Larissa Rodrigues. Com uma recepção calorosa, o secretário Luiz Leal falou dos desafios e conquistas da Prefeitura de Porto Seguro no setor de Educação. “Temos uma rede de ensino grandiosa, com 110 escolas, mais de 3 mil servidores, 1.700 professores e mais de 33 mil alunos. Somos hoje reconhecidos como o município que mais investe em educação na Bahia e o que mais cresceu no IDEB”, comemorou.
O secretário citou diversos prêmios conquistados pela atual gestão, enfatizando que as premiações são baseadas em critérios reconhecidos pelos órgãos de gestão do ensino na Bahia e no Brasil. Como o Selo Ouro em Alfabetização, oferecido pelo Ministério da Educação a 13 municípios do país que mais se destacaram nesse setor. “Temos que ter orgulho de trabalhar nessa rede. E é por meio de vocês que vamos alcançar resultados ainda não imaginados para a nossa cidade”, concluiu.
O vice-prefeito falou da importância dos povos originários para o fortalecimento do turismo histórico e cultural da cidade e parabenizou o secretário pelos avanços conquistados. Paulinho anunciou a construção de cinco novas escolas e destacou o compromisso do prefeito Jânio Natal com a educação, “o principal alicerce para o desenvolvimento de uma sociedade. E Porto Seguro, o 3º destino mais procurado do Brasil, se tornará uma grande potência nacional e internacional”, resumiu.
A programação da Jornada Pedagógica incluiu a apresentação da peça “O Menestrel”, pelo grupo de teatro do Cempec; além das palestras, com a advogada e treinadora comportamental, Magali Menezes, sobre o tema da Jornada e com o psicólogo Everaldo Lauritzen, sobre “o uso excessivo de telas e suas implicações socioemocionais”. Um diálogo sobre “cuidar, sentir e aprender” foi conduzido pela secretária adjunta, Erika Magnavita e os professores Help, Alcyone Gilberto e Marcos Oliveira. Um manual trouxe para os participantes informações sobre a inscrição, programação, transporte e alimentação.