O fato é que Itabela é uma cidade de pequeno desenvolvimento econômico, com isso, a empresa de maior poder empregatício no município é a Prefeitura Municipal. Porém, tais empregos estavam escassos nos anos de 2017, 2018 e 2019, prova disso era a quantidade de apoiadores do mesmo sem ter conseguido ainda uma vaga no governo. Todavia, agora no ano de 2020, talvez devido as “fortes chuvas que caíram na cidade” os empregos estão brotando do nada, um atrás do outro, todos os dias.
O Prefeito Luciano Francisqueto, que antes não tinha emprego pra ninguém, vem usando descaradamente a máquina pública como cabide de EMPREGOS TEMPORÁRIOS, sem medo e sem pudor, na cara da sociedade e daqueles que deveriam fiscalizar, ou seja, os vereadores.
O gestor vem contratando sem o mínimo de critérios, não é analisado currículo, experiência e nem é realizado exames admissionais, prova disso é que existem pessoas contratadas como professores na rede pública sem nenhum tipo de formação na área, nada disso está sendo levado em conta, o que realmente é considerado na hora da contratação é uma troca de favores, o Prefeito contrata e o contratante por sua vez DECLARA O APOIO E O VOTO E CEDE A IMAGEM PRA SER UTILIZADA NAS REDES SOCIAIS.
Isso é um jeito sujo e nojento de fazer política, pois se aproveitam da necessidade da família para tentar “comprar” o seu direito de escolha, vale ressaltar que em anos e 3 meses de governo o Gestor e sua equipe não apresentou pra sociedade Itabelense nenhuma ação visando a geração de empregos no município, fez justamente ao contrário, as obras realizadas com dinheiro do precatório as empresas que estão prestando serviços são todas de fora da cidade e grande parte dos trabalhadores também.
Talvez desde o início já fosse uma estratégia do próprio gestor fazer aquilo que os “senhores de engenho” faziam, deixa o povo a “morrer de fome” no momento certo jogo as “migalhas” e todos serão obrigados a me seguir.
Fato que no término de 2019 foi aprovado na Câmara Municipal o processo seletivo REDA pelos vereadores, que também trata da contratação de servidores municipais, porém baseado em currículos, formação adequada, competências e habilidades, como determina a constituição federal. Com perdão da expressão, o Prefeito municipal rasgou essa lei e “esfregou” na cara dos vereadores, metaforicamente dizendo. E que os vereadores fizeram, nada, com algumas exceções de Alencar Arrabal e Gordo, os demais se calaram e se comportaram como “CAPITÃES DO MATO” do “SENHOR DE ENGENHO”. Fato, que o Gestor “zomba dos vereadores” pois não respeitam nenhuma de suas leis e não executa as suas indicações.
Mesmo com esse tratamento ao legislativo e o Gestor tendo contas reprovadas pelo TCM (porém não divulgadas em outdoor), 8 dos vereadores dos 11 decidiram apoiar a reeleição do “Senhor de Engenho”, e deixa uma pergunta no ar: Será que esse 8 vereadores estão se candidatando realmente em prol do povo ou em prol das suas necessidades pessoais e financeiras? E se é em prol do povo porque se calam diante de tantas situações?
Fato é que todos os que estão aceitando a oferta de emprego temporária, digo temporária, porque em OUTUBRO independentemente do resultado das eleições municipais, todos serão demitidos, para que o gestor consiga se enquadrar na Lei de Responsabilidade fiscal que visa em até 54% a aplicação dos recursos em pagamento de servidores, então se hoje está chegando a 70%, fato que ele precisará de no mínimo três meses para tentar reduzir a média anual, e como se faz isso? Cortando gratificações e dispensando contratados, para ter uma folha no menor valor possível. Então, a população não se espante se agora tivermos servidores “se esbarrando um no outro” nos órgãos públicos e em outubro estiver mais parecendo com um “Navio Fantasma”. O Prefeito Municipal usa a prefeitura, um órgão que é público e financiado com os impostos de todos, em prol do SEU EGO e o seu SONHO DE REELEIÇÃO, pois o mesmo nada fez em todo seu mandato para gerar empregos na cidade ou melhorar um pouco a vida do mais carente.
Aqui o nosso compromisso é com a veracidade dos fatos e com a informação de qualidade levada ao cidadão. Não temos contrato temos caráter, que é algo muito difícil hoje na imprensa itabelense e no meio político. Uma cidade melhor não se faz escravizando um povo através das suas necessidades.
Eleitor não venda seu voto, vote consciente. A maior liderança é a sua consciência de estar fazendo o correto, hoje e sempre.
Por: Redação Girobahia / Beto Muniz
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.