A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, priorizou entre suas ações mais importante, a revitalização do Hospital Regional de Eunápolis e reforçou um melhor atendimento à população.
Uma das novidades, que agora, os recém-nascidos em atendimento no berçário do Hospital Regional de Eunápolis (HRE) são assistidos por um pediatra neonatologia, profissional especializado no acompanhamento entre o nascimento e o 28º dia de vida do bebê que nasce prematuro ou com alguma disfunção.
Além dessa novidade, o setor de Serviço Social agora funciona 24 horas, todos os dias da semana. Esta decisão é uma nova conquista para a unidade é o atendimento 24 horas do Serviço Social. Antes, as assistentes sociais do Hospital trabalhavam de segunda a sexta-feira, o que deixava pacientes e familiares desassistidos no período noturno e durante os fins de semana.
Outra escola acertada da prefeita foi à nomeação do ex-vereador e ex-secretário de saúde de Itabela, Lucio Oliveira França, como Diretor da referida unidade de saúde. Com uma vasta experiência no setor de saúde Lucio vem implantado no hospital, um atendimento mais humanizado e com maior atenção e rapidez ao atendimento aos pacientes.
Segundo o diretor, a neonatologia é uma área médica voltada para bebês com disfunções que necessitam de cuidados específicos intensivos, como os prematuros. O primeiro minuto de vida é considerado ‘de ouro’, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida, caso não receba os cuidados necessários.
Entre o primeiro e o quinto minuto de vida o bebê recebe uma nota que vai de zero a dez com relação a parâmetros, como intensidade dos batimentos cardíacos, o tônus muscular e a respiração. Se essa nota for abaixo de sete, podem surgir complicações.
Lucio ainda falou sofre o caso de uma paciente Ana Laura, bebê com 13 dias de vida, que deu entrada no HRE, ela apresentava histórico de cianose, isto é, roxidão na pele e nas mucosas. Durante a internação, ela chegou a ser entubada, e foi realizada consulta com uma cardiopediatra, que prescreveu um ecocardiograma. Atualmente, a criança se encontra em estado estável e já respira sem ajuda de aparelhos, descartando assim a necessidade de transferência para outra unidade de tratamento de saúde.
A mãe da recém-nascida, a dona de casa Jennifer Ribeiro, afirmou que, “graças a Deus, aqui (no HRE) têm ótimos profissionais e, em todo tempo, cuidaram muito bem e deram toda atenção à minha filha”.
O Hospital Regional de Eunápolis recebe pacientes de seis municípios da Oitava Região Costa do descobrimento. São casos diversos que chegam a todo estante buscando o atendimento.
Em janeiro quando Cordélia Torres assumiu o mandato, de 10 leitos de UTI apenas três estavam funcionando. Elevador de acesso ao centro cirúrgico quebrado, falta de medicamentos, salas cheias de mofo e muito lixo aos arredores do hospital, sem esquecer-se dos salários atrasados em grande parte de servidora de saúde, entre eles, os Agentes de Saúde e de Combate as Endemias.
Por: GiroBahia / Girodenoticias
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.