O início da povoação foi por volta de 1962, uns 10 anos após a chegada da família Pereira nesta região. A sertaneja de Inhambupe (BA) Jovina Batista e os seis filhos: Inocêncio, Gelmira, Santana, Maria, Alberto e João (ao todo eram oito filhos: Didí e Izabel não acompanharam a família, ficando em lnhambupe), se fixam numa propriedade de 18 alqueires (Fazenda Boa União). Exploravam principalmente as culturas de Mandioca, cacau, café e milho. A fazenda foi cortada inicialmente por uma estrada que ligava Guaratinga a Porto Seguro – Vía Queimado. No decorrer dos tempos alguma casas foram surgindo às margens da estrada, sendo a primeira delas uma pequena venda (casa onde funcionava uma bodega), mas precisamente onde hoje se encontra instalado o Hotel Caraiva. A estrada que ligava Guaratinga a Porto Seguro, cortava também a fazenda do sr. Bernardo Vieira (Pai do saudoso Jayro Goes), que chegou tempos depois.
Nas proximidades do prédio onde funciona hoje, provisoriamente, o Colégio Municipal, foi instalada pelo senhor Bernardo e seu filho, um pequeno comercio com algumas casas (cerca de três ou quatro), que futuramente se chamaria TABELINHA. A sede da Fazenda Boa União (de propriedade dos Pereiras), é conhecida hoje como água branca, por ser construída às margens do Riacho do mesmo nome.
Por volta do final dos anos 60 e inicio dos anos 70, deu-se inicio a locação da Br 101, coincidentemente, as duas estradas se cruzaram na Altura do Trevo de Itabela (retorno), e com o grande numero de homens e maquinas trabalhando na locação da dita Br, casas foram sendo construídas às margens das duas estradas dando inicio ao então povoado de Itabela município de Porto Seguro – Ba.
O Início do primeiro barraco data de 31 de março de 1962 (Hoje, Hotel Caraiva). Por volta do ano 1971, o governo do estado deu inicio a implantação do maior polo Madeireiro concentrado do Mundo. Locou uma área de aproximadamente (500.00 HÁ) quinhentos Hectares (avenida Guaratinga e entorno), dividindo dita área entre as industrias formando assim um grande polo industrial.
A implantação da Br 101 e as Industrias Madeireiras (serrarias) atraíram gente de toda parte do País; A povoação cresceu rapidamente, e João Pereira, que era o Líder da família, dividiu parte de suas terras em lotes, expandindo assim a área urbana do povoado. Começava então a exploração da madeira da Mata Atlântica, que já tinha inicio com a exploração do Jacarandá, que logo acabaria. Com incentivo do governo estadual, chegaram a existir no então povoado e seu entorno um total de 157 serrarias – Hoje só temos cerca de (10), que só serram Eucalípito. Ficou como distrito de Porto Seguro até 13 de Junho de 1989, quando foi aprovada a lei Estadual n° 5.000 que emancipou Itabela, dando-lhe status de Municipio.
A explicação oficial da origem do nome Itabela dá conta de que, Devido o cruzamento das duas Estradas, embora a que ligava Guaratinga a Porto Seguro passasse na Porta da Bodega do senhor Bernardo Vieira, por sua vez a Br 101 passava aos fundos, mas distante cerca de trezentos Metros da Bodega, o que lhes obrigou a colocar uma pequena placa (Tabelinha), nas margens da Br 101, indicando que ali, a uma curta distancia, existia uma bodega que fornecia alimentos e hospedagem; daí começaram a chamar aquela localidade como tabelinha, e esse nome pegou, ficou conhecido regionalmente como TABELINHA, que nada mais era do que uma pequena placa indicativa, principalmente aos Tropeiros. Devido ao nome Tabelinha e em referencia a Pedra de Guaratinga (que é vista de longe devido a sua altura), que em Tupi Guarani Pedra significa ITA, fizeram a junção de Pedra = ITA e placa= TABELA e ficou ITABELA. Que Significa PEDRA BELA.
Geografia
Sua população hoje, é estimada, segundo o IBGE e a secretaria de Saúde do município, em 32.500 habitantes, localiza-se no Extremo sul da Bahia, é uma cidade em desenvolvimento. Tem como fonte principal de renda o cultivo do café conilon e do mamão, além do cacau, coco-da-baía, banana, maracujá e um excelente rebanho bovino com cerca de 90.000 cabeças. O comércio é formado por cerca de 350 microempresas, que gera cerca de 1.200 empregos diretos. A maior parte de sua população é “parda”, e a maioria dos “brancos” de sua população faz parte das famílias descendentes de imigrantes italianos que vieram do estado do Espírito Santo. Tem como distritos Monte Pascoal e São João do Monte (normalmente apelidada de Montinho). Além de Diversos assentamentos Rurais que ajudam no crescimento da produção agrícola do município. Temos ainda quatro agencias Bancarias (Brasil, Caixa, Sicoob e Bradesco). Não temos Esgoto e nem escoamento de agua fluvial.
Comunicações
Itabela tem duas estações de rádio: Pataxós FM (fundada oficialmente em 7 de setembro de 1993), operando em 90,3 MHz, e Cidade FM (fundada em 04/02/2006), operando em 104,9 MHz. A Telefonia celular é fornecida pelas operadoras: TIM, Vivo e Claro, esta utilizada pela maioria da população, em 4G, enquanto a telefonia fixa é fornecida pela Oi. As emissoras UHF sintonizadas são a TV Santa Cruz (Globo) no canal 2, além de repetição do sinal da Novo Tempo, O Canal da Esperança, no canal 5. Temos ainda Oito Sites de noticias sediados em Itabela. Temos também Companhia de policia Militar, Delegacia, Promotoria Pública e Fórum.
Infraestrutura, Cultura e esporte
Itabela tem um grupo de teatro fundado por um grupo de Jovens de Itabela; uma biblioteca municipal com um excelente acervo; um abrigo para idosos; uma policlínica, um hospital de urgência e emergência e dois cemitérios, um dos quais abandonado. No esporte, sempre tivemos tradição no futebol, sempre participamos do Intermunicipal, temos varias equipes Amadoras antigas. Temos um estádio (Manzolão), Mas não temos nenhum ginásio de esporte (tem promessa de um que está em construção); O estádio Municipal tem classificação oficial. O motocross é outro esporte muito prestigiado pela comunidade Itabelense. Temos alguns grupos musicais tanto na sede do município quanto nos distritos de Monte Pascoal e Montinho.
Estatística do município de Itabela
População = 32.500 Habitantes
População da séde = 22.000 Habitantes
Eleitorado = 22.400 Habitantes
Área Territorial Atual = 850,7 KM2 (antes 954 KM2)
PIB = R$ 147.426.181,00
Pib Per capta = R$ 10.596,36
IDH-M = 0,6 (IBGE)
Posição Econômica no ranking do Brasil= de 5.570 municípios, Itabela ocupa a posição 3.736
Dos 417 Municípios Baianos Itabela ocupa a posição 107
Densidade Demográfica = 33,4 habitantes por KM2
Altitude em relação nível do mar = 165 Metros
Coordenadas Geográficas = Latitude 16° 34’19” sul
Longitude 39°33”33” Oeste
Essa é nossa Itabela, a nossa Pedra Bela. Para muitos, Tabelinha de Açúcar.
Povo acolhedor, ordeiro, hospitaleiro, produtivo, politizado e abençoado por Deus.
Tudo bem que temos carência, e não são poucas. Mas o tempo é o senhor do progresso. Breve teremos uma Itabela onde os seus munícipes se orgulhem de viver aqui.
Parabéns Itabela, pelo seu trigésimo aniversário.
Parabéns à Família Pereira pela iniciativa de abrir mãos de suas terras para dar início a esse excelente município.
Por: ASCOBI
Todas as imagens Acervo Jorge Leones.
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.