Teto remendado, com infiltrações e salas de aulas sem ventilação e banheiros sem piso e com vasos destapados, são alguns dos problemas registrados na Escola Municipal do Povoado de São João do Monte, (Montinho), em Itabela. Funcionários e estudantes reclamam da condição precária da unidade e pedem providências.
A Secretária Municipal da Educação, Christiane Coelho Grasse, sabe da situação, mais não tem informado quais as providencias estão sendo tomadas em relação a reclamação dos estudantes, principalmente sobre os banheiros e a falta de ventilação.
Fotos enviadas por um aluno da escola mostram ainda alunos estudando nos corredores e na parte de fora da escola. O prédio onde está funcionando a escola de forma improvisada, pertence à Igreja Católica e foi cedido para a prefeitura até que as reformas da escola Carlos Aberto Parracho, sejam concluídas.
As aulas no povoado começaram na segunda-feira [08/04], com quase 60 dias de atraso do inicio do ano letivo no município. Para o funcionamento da escola no referido prédio, foi feito alguns reparos, mas nada que garante uma educação de qualidade prevista na legislação do MEC.
Alguns funcionários e alguns pais de alunos, até entende o transtorno devido a reforma da escola no povoado, mas a maioria não concordam com a situação de descaso com os estudante, uma mãe questiona o porque que a secretária de educação não mediu as consequência no momento em que iniciou-se as reformas de mais de oito escolas de uma só vez.
“Os alunos estão sendo prejudicados com isso. Professores de educação física estão dando só aulas teóricas, em sala. A diretora até que teve a boa vontade de correr a traz para iniciar as aulas para evitar maiores prejuízos aos alunos com o ano letivo” disse uma moradora que não quis ser identificada.
A situação piorou nos últimos dias, quando se iniciou o período chuvoso, o que vem atrasado ainda mais as obras de reformas da escola que estava programada para ser entregue em março, pelo que se observa, deverá ficar pronta lã pelo meado de maio.
Outra observação dos moradores está relacionada à reforma da escola Carlos Alberto Parracho. Moradores estão preocupados coma estrutura das obras sem as colunas de sustentação do teto, eles contam que o telhado de estrutura metálica e muito pesado e está sustentando apenas nas paredes de lajotas. A escola preocupa funcionários e alunos.
Por: Redação / Girobahia
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.