No período na gestão de Luciano Francisqueto, com o seu vice Gedalvo Oliveira Matos de 2017 até 2022 recebendo mais de 350 novas empresas, comercial, prestação de serviço, inclusive 15 indústrias que juntas geraram emprego e renda para mais de 2.000 famílias.
Com o grande número de obras no município foram gerados vários postos de trabalho, atraindo trabalhadores das cidades circunvizinhas
Arrecadação própria: saiu de um pouco mais de 1 milhão em 2016, para mais de 5,5 milhões em 2022 – um aumento de mais de 500% em 6 anos. Uma média de crescimento anual de quase 100% na arrecadação.
Saindo em 2017 com pouco mais de 8 mil imóveis construídos, passando para mais de 14 mil residências em 2023.
Mais de 80% dos imóveis eram irregulares, só em 2022, o prefeito entregou quase 350 títulos da REURB, com a previsão de entregar mais de 1.000 títulos no segundo semestre de 2023, possibilitando uma evolução no mercado imobiliário urbano e a abertura de novos negócios de financiamento da moradia.
Inclusive a implantação em nosso município da mineradora South Sthar / Brasil Grafite S.A, que se concretizou o seu start depois do empenho do executivo que destravou uma prospecção que se arrastava há 10 anos, uma vitória do prefeito juntamente com os secretários envolvidos no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda para o município.
77 meses de salários antecipados proporcionando uma movimentação financeira regular no comercio local e uma manutenção do crédito ao funcionalismo público itabelense.
Sem falar nos grandes eventos como: festa do café, festa da cidade e “Arraiá Bela”, ambos movimentaram grandes valores comercializados internamente, atraindo consumista de produtos e serviços de toda região.
Por: Girobahia / Beto Muniz