O pedido de um projeto de Lei nº 011/2021 do Vereador Ismael Teixeira dos Santos, conhecido por Ismael do Tempero, para mudar o nome do Mercadão Municipal de Itabela foi aprovado na noite de quinta-feira 12/08, durante sessão Ordinária do Legislativo Municipal.
A matéria não caiu bem entre moradores fundadores do município de Itabela que não concordam em tirar o nome do saudoso Leones Oliveira Costa, um dos antigos fundadores, dono da primeira farmácia na cidade de Itabela e que foi quem saiu na comissão de frente para a criação do município de Itabela em 1989, para colocar “Shopping do Povo”, como quer o vereador.
Na verdade o nome do mercadão municipal é apenas um nome fantasia que simboliza todos os mercados municipais do estado da Bahia para diferenciar os mercados públicos dos privados.
O Mercadão Municipal de Itabela, criado em 1988 pelo saudoso prefeito Valdivio Costa, ganhou nome próprio em 1999, através do projeto de Lei de nº 189/99, sancionado no dia 22 de junho de 1999, pelo saudoso prefeito Ivo Manzoli.
Tirar o nome de Leones Oliveira Costa, do mercado municipal de Itabela, seria como querer apagar uma história que marcou décadas no município de Itabela desde sua criação. A troca no nome do saudoso Leones Oliveira Costa, envolveria também, o nome de Ivo Manzoli que foi quem sancionou a lei e do ex prefeito Valdivio Costa, quem construiu o mercadão municipal.
Familiares do senhor Leones Oliveira Costa ouvidos pela reportagem, manifestou-se com indignação a proposição do parlamentar que não consultou os envolvidos nem apresentou qual seria o objetivo desta mudança, considerada um atentado a história que precisa ser preservada.
O nome que o vereador que tira foi votado e sancionado pelo legislativo a 21 anos atrás.
Por: Redação Girobahia
Whatsapp do GIROBAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.