Após chamado para captura de uma cobra jiboia, localizada no Alto de Pitinga, em Arraial d’Ajuda, na quinta-feira, 25, agentes da Fiscalização Ambiental de Porto Seguro se deslocaram até o local e procederam com a captura do animal, de forma segura a garantir sua integridade e a levaram para o CETAS, onde passa por observação de veterinário e logo, será reinserida em área de floresta.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal faz um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos, principalmente após períodos de chuva ou elevação das temperaturas. De acordo com os agentes ambientais, ao se deparar com uma serpente dessas, realmente assusta, mas é falta de conhecimento, porque a jiboia não ataca, na verdade, as cobras se defendem. Por não terem uma visão tão eficaz, elas sentem a vibração do terreno e se colocam em posição de defesa, justamente porque não sabem o que está acontecendo.
Ao avistar uma serpente não a mate e nem se aproxime, acione a Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal para que tome as devidas providências, sem colocar em risco as pessoas e nem a vida dos animais. Agressores podem responder por maus-tratos caso houvesse uma denúncia, segundo a Polícia Ambiental.
Disque denúncia: 73 3012-8554 e WhatsApp 73 99824-6948
#meioambiente
#sustentabilidade
#ideiassustentaveis
#portoseguro
#conservação
#preservação
#faunaeflora
#mataatlantica
#desenvolvimentosustentavel
#reflorestamento
#biomas