Nesta sexta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabela, Lukinho Eugênio (Republicanos/BA), emitiu uma nota de esclarecimento para desmistificar rumores sobre supostas irregularidades em um edital de licitação, alvo de questionamentos feitos pelo advogado Caíque de Souza Tourinho e divulgados no Diário Oficial do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Em resposta, Lukinho Eugênio reitera o compromisso da Câmara com a transparência e a legalidade de seus processos, buscando deixar claro o papel e a responsabilidade de cada setor envolvido nas atividades licitatórias.
A nota esclarece que o presidente não participa da elaboração de editais de licitação. Esse processo é conduzido por uma equipe técnica e um agente de contratação, com apoio de uma empresa especializada em consultoria de licitações. Em relação à exigência de um engenheiro especialista em segurança do trabalho – apontada pelo TCM como uma irregularidade – Lukinho reforça que o objetivo da exigência era justamente garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos no projeto licitado.
Lukinho Eugênio ainda promete uma revisão completa do processo junto à sua equipe técnica para garantir a competitividade e adequação do edital às normas legais. Caso sejam necessários ajustes, o aviso de licitação e o edital serão republicados. Ele também encoraja a população a checar informações diretamente nas publicações oficiais, evitando a propagação de desinformação.
O vereador, que já havia destacado em outras ocasiões seu compromisso com uma atuação legislativa séria e fiscalizadora, reafirma a disposição da Câmara para responder a dúvidas e esclarecer qualquer questão sobre o processo, garantindo que os cidadãos de Itabela tenham total acesso à transparência administrativa.
Essa postura de enfrentamento e compromisso em esclarecer os fatos reflete a determinação de Lukinho Eugênio em manter uma gestão transparente, doa a quem doer, conforme prometido em sua atuação.