A cidade de Coaraci é destaque no noticiário regional, infelizmente mais uma vez de forma negativa.
As emissoras de Televisão Record Cabrália e TV Santa Cruz estiveram no município para tratar de um problema antigo, o lixão. Na última segunda feira (16), o repórter Carlos Barbosa da emissora Record Cabrália esteve no lixão da cidade e realizou entrevistas com moradores e catadores de materiais recicláveis.
Nesta terça feira (17) foi a vez da repórter Luana Bernardes da TV Santa Cruz também visitou o lixão, a situação ainda foi mais grave. Seringas, vasilhames de soro e até curativos com sangue foram encontrados no local.
Questionado sobre o material hospitalar, o prefeito Jadson Albano citou que não é proveniente do município, pois existe uma empresa que faz a coleta do material para descarte adequado, informou ainda que acredita ser de outras cidades. Recentemente, caçambas transportando lixo do distrito de Inema foram flagradas, após o ocorrido, o prefeito se reuniu com gestor de Ilhéus e prometeram resolver o problema.
Coaraci dispõe de um plano de resíduo solido porem não está sendo praticado, mesmo com o combate as queimadas constantes no lixão, e serviço de aterro do lixo, o local continua sendo utilizado de forma irregular.
O promotor Iuri Melo informou que para as cidades que dispõe do plano passará por uma segunda etapa que é analise dos mesmos, e logo após pedirá judicialmente que a prefeitura apresente cronograma de implementação do plano.
Um aterro sanitário, de acordo com a lei, precisa ter solo impermeável para evitar que os resíduos contaminem solo ou reservas de água; captação do gás metano, que sai do lixo; cobertura diária do material; não pode ter catadores nem animais por perto; e precisa ter captação correta do chorume, líquido gerado pelos rejeitos.
O problema do lixão de Coaraci se arrasta por várias gestões, o fato é, que enquanto o problema não é resolvido, a comunidade coaraciense em especial os moradores do Maria Gabriela continuam sofrendo e enfrentando problemas gerados pelo lixão.
Confiram os vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=me_9F2_KIyk
Fonte: Criative Produções
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.