Diversos jogos na central de downloads do Android, a Google Play Store, estão usando o microfone do celular para mostrar propaganda direcionada sem que o usuário saiba. Um levantamento feito pelo jornal The New York Times na última semana tem gerado debate na internet ao apontar que pelo menos 250 apps incluem uma tecnologia para captar informações de áudio. O software é capaz de literalmente ouvir o que está ocorrendo no ambiente em que o smartphone se encontra.
Em princípio, o recurso fornecido pela fabricante Alphonso identifica o que o usuário está assistindo na televisão. Em resposta à publicação, a empresa disse que a tecnologia não reconhece as falas individuais das pessoas. Ela também ressaltou que o usuário precisa autorizar o acesso ao microfone do celular.
A questão sobre o smartphone escutar tudo o que a gente diz volta aos holofotes com a matéria do Times. Existe o temor de que conversas privadas sejam usadas para publicidade sem o consentimento do usuário. A suspeita recai principalmente sobre o Facebook. Em 2017, a rede social desmentiu o uso deste artifício para mostrar propaganda direcionada.
O software desenvolvido pela Alphonso tem este propósito, mas de uma forma diferente. Apesar de ficar ativo em segundo plano caso o app permaneça aberto, ele não capta a fala entre pessoas. De acordo com a empresa, o algoritmo só consegue identificar propagandas de TV.
Funciona assim: a pessoa baixa um aplicativo que traz o software da Alphonso – ele fica embutido no jogo, por exemplo; não é preciso realizar um segundo download. Depois, concorda em liberar o acesso do microfone e a localização. Ao deixar o app em segundo plano, o algoritmo consegue identificar qual o programa de TV ou anúncio televisivo foi assistido. Com as informações coletadas é possível fazer propaganda direcionada no celular. Seria possível saber que alguém assiste futebol toda quarta-feira e mostrar no celular a propaganda da patrocinadora do evento, por exemplo.
Cruzando as informações de geolocalização é possível saber até mesmo se o usuário assiste o futebol fora de casa. O algoritmo também consegue reconhecer trechos de filmes e shows. Para isso, a Alphonso tem um acordo com o Shazam além de ter criado um sistema próprio.