Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Médico Dr. Julio Cesar, diretor do Hospital Municipal Frei Ricardo, em Itabela, tornou-se referência no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 e hoje é um dos médicos de referência do novo modelo de tratamento precoce da doença e que tem dado certo, em todo o Brasil.
Além de cuidar dos pacientes com o coronavírus, no hospital municipal com poucas condições de trabalho, por se tratar de um hospital de uma cidade pequena e com poucos equipamentos para realizar exames, o médico seguiu desde do começo o protocolo usado pela medica Dra Raissa Soares, um protocolo desenvolvido após vários estudos com o objetivo de encontrar uma maneira de diminuir a propagação da Covid-19 ou evitar que ela chegue no estágio mais grave.
Desde março, o médico Dr. Julio Cesar, desta unidade hospitalar já internou ou atendeu um total de mais de 350 pacientes, sendo acometidos pela doença. Além disso, houve 99, % recuperações e infelizmente 3 óbitos causados pela doença internado no hospital.
“Hoje, Dr. Julio Cesar, destaca-se no tratamento da Covid-19 e tem um dos menores índices de óbitos, graças à sua competência técnica, e seguindo protocolos de médicos de excelência como Dra, Raissa Soares.
O médico tem sido referência por atender e cuidar de pacientes em um hospital de poucas estruturas em comparação aos hospitais de referências. No pico da doença o profissional por várias vezes, teve que cuidar de pacientes em estado grave, por vários dias internados até conseguir a transferência do paciente para hospitais de referência. Logo no começo ele teve que improvisar local de internação isolada a fim de evitar a contaminação.
Segundo ele, por lesionar os pulmões, a tomografia é um exame essencial nos pacientes com suspeita do novo coronavírus. De março até o final de julho, foram realizadas um grande número de tomografias de tórax. Como o hospital não possui o aparelho, o médico levava seus pacientes para fazer o exame nas cidades de Itamaraju ou em Eunápolis. “Era um risco grande, para isso contamos com bons profissionais na área, técnicos e enfermeiros que nos ajudou muito na realização destes procedimentos”, conta
De acordo com Dr Julio, o hospital, desde quando a unidade se tornou um lugar de atendimentos de centenas de pacientes com coronavírus, ele teve que aumentar sua presença no hospital em dia e horário alternado ou conforme a demanda. “Foi feita a criação da triagem, organizando o fluxo de pacientes confirmados e suspeitos, bem como pacientes sem a doença o que ajudou muito no atendimento” conta.
“No começo foi muito complicado devido à falta de leitos, fizemos uma mudança estrutural, com a instalação de um hospital de campanha, ampliando a unidade, além de reorganizar o fluxo interno separando bem os pacientes com Covid-19 dos outros e tendo todo o cuidado para evitar infecções hospitalares”, explica.
Vendo a necessidade de prestar assistência aos pacientes, o médico adotou um método, que todos os pacientes que procuravam o hospital com as suspeitas da doença, imediato eram submetidos a exame de imagem e ao ter alta novamente eram examinados para avaliar a real situação dos pacientes pós-alta médica.
“Mesmo com a pandemia, as consultas continuaram ocorrendo e contabilizou um grande atendimento médico. Partos e cirurgias foram realizados normais no hospital de forma que não trouxe prejuízos aos pacientes “conclui Dr. Júlio Cesar.
“Hoje, eu não tenho dúvida que o tratamento precoce para os pacientes acometidos por COVID-19 é o melhor modelo para tratar a doença e deu certo em todo o país. Segundo ele, o tratamento deve iniciar assim que o paciente apresenta sintomas iniciais da doença, e a lista de medicamentos ofertados inclui Hidroxicloroquina, Azitromicina e Ivermectina, entre outros.
De acordo com Dr. Julio Cesar, muitos pacientes com convênios médicos e com boas condições financeiras, procuram o tratamento no simples hospital de Itabela, por reconhecerem que o atendimento dele é totalmente referenciado por grande infectologistas para o tratamento da Covid-19
Por: Redação
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.