Filiados do Partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha aprovam acordo de coalizão com a União Social Cristã (CSU) e a União Democrata Cristã (CDU), partido de Angela Merkel, garantiram um quarto mandato à primeira-ministra e encerraram meses de indefinição no país.
O anúncio foi feito após um processo de consulta aos 463 mil filiados do SPD, que tiveram duas semanas para informar por carta se aceitavam o acordo de coalizão fechado pela liderança do partido com os líderes da CDU e da CSU.
A votação se encerrou na sexta-feira (2) e o resultado foi divulgado neste domingo (4).
Esta é a terceira vez que o SPD participa de uma coalizão de governo de Angela Merkel (as outras foram as das legislaturas de 2005-2009 e 2013-2017. Na de 2009-2013 a chanceler alemã governou com apoio do Partido Liberal.
Meses de indefinição
A Alemanha nunca tinha ficado tanto tempo sem governo após uma eleição parlamentar. O pleito foi realizado no fim de setembro, e desde então Merkel tem tentado formar um novo governo – enquanto isso continuou no poder interinamente.
Inicialmente, Merkel tentou formar uma coalizão “Jamaica”, com os liberais e o Partido Verde, mas as negociações fracassaram. O premiê então se voltou para os social-democratas, que na noite da eleição anunciaram que iriam para a oposição e não participariam de um quarto governo Merkel.
Quando o SPD passou a negociar um governo, a mudança não foi bem recebida pela base, que preferia ser oposição. Mas, após um amplo debate interno, o partido optou por continuar na situação.
Fonte:G1-Bahia
WHATSAPP DO GIRO BAHIA: 73 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é importante.