Chegou uma das datas mais esperadas do ano, o Natal, e em momento de início de recuperação da economia, com os comerciantes ainda encontrando dificuldades para efetuarem suas vendas, esta acaba sendo uma das datas mais oportunas para recuperar um pouco dos efeitos de baixa no decorrer do ano.
Com tudo, no comércio de Itabela, ao contrário do que se costuma ver nas demais cidades da região, neste ano a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabela – CDL, não realiza, em parceria com o comércio local, a tão tradicional campanha de Natal, de extrema necessidade para incentivar na alavancagem das vendas de fim e início de ano.
Com os clientes órfãos dessa espécie de “contrapartida” dada pelo comércio, em respeito aos lucros obtidos através de sua clientela, a tendência é que as vendas sejam menores do que o esperado, até pelo fato de muitos clientes migrarem para outras cidades circunvizinhas, à exemplo do comércio eunapolitano, que esse ano, além de inúmeros prêmios, tem também o tradicional sorteio de um carro 0 km.
Nossa reportagem conversou com alguns comerciantes na tarde desta segunda, 23 de dezembro, e ouviu vários lamentos pela não realização da campanha, e os resultados negativos que o fato gera.
Entre esses comerciantes está o senhor Isaque, proprietário da Loja Irmãos Calçados, situada na Rua Dois de Julho, no centro de Itabela. “A falta dessa campanha deixa de atrair clientes para as nossas lojas.
Toda campanha que se faz para promover o comércio é sempre bem-vinda, principalmente por parte da CDL, que é um “órgão” voltado para o comércio”, disse o mesmo.
Isaque destacou ainda o fato de já estar há cerca de um ano desfilado da instituição por não ver, segundo o mesmo: “motivação à altura para continuar fazendo esse trabalho”.
O comerciante frisou que em tempos passados notava-se maior movimento no comércio nessa época do ano, por conta de ter a campanha como incentivo.
Nossa reportagem foi até a CDL de Itabela para saber os motivos da não realização dessa tradicional campanha. O que foi informado pelo atual presidente, Carlinhos da Pax, é que a instituição passa por um momento de reestruturação financeira, se encontra pagando direitos trabalhistas de ex-funcionário, e realizando compra de novos equipamentos.
Nossa reportagem deixa o espaço aberto para demais comerciantes que estejam se sentindo prejudicados pelas decisões da instituição CDL-Itabela e para a própria instituição, caso a mesma vier à desejar fazer maiores colocações à respeito dos fatos.
Por: Beto Muniz / Girobahia
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.