Moradores do povoado de São do Monte “Montinho” em Itabela, reclamam da forma que vem sendo conduzido o combate ao covid-19 no povoado, pela Secretaria de Saúde do Município. A situação foi exposta por moradores após uma dona de casa da localidade testar positivo o coronavirus.
A redação do Giro de Notícias recebeu reclamações por parte de moradores do distrito. Estes não teriam conseguido ser atendidos como deveria, alegam que tiveram sintomas da doença e não tiveram acesso ao teste rápido para saber se tiveram ou não o covid-19.
O posto de Saúde da localidade tem feito um levantamento e elaborado uma planilha que consta a relação das pessoas que tiveram, ou estão, com suspeita da doença, porém, nem sempre estes são atendidos em Itabela, como deveria ter sido. Segundo informações não estão seguindo a planilha que tem as datas de cada paciente, para que sejam feitos os exames dentro da data prevista, como tem orientado o Ministério da saúde e pela OMS-Organização Mundial de Saúde.
Paciente que apresenta sintomas só pode fazer o teste rápido com 7 a 10 dias após a manifestação dos sintomas, antes deste período segundo o Ministério de Saúde, a probabilidade de o teste rápido dar negativo é de mais de 80%. O que segundo informações, este cronograma não está sendo seguido pela equipe responsável pelo combate ao covid-19 com os pacientes de “montinho”.
Outra reclamam de muitos na localidade, está relacionada ao despreparo que se escora os servidores que tem que está na linha de frete na localidade no combate à doença. Falta medidor de febre, roupas apropriadas e até material básico, como mascaras.
Em relação a paciente em questão, que positivou com teste rápido coranavirus na localidade, não foi feito o exame de contraprova, nem feitos exames em pessoas ligadas ao paciente, como parentes e outros no convívio da paciente no dia a dia. Também segundo informação, não foi oferecido os medicamentos para o tratamento da doença do paciente.
A reportagem recebeu informações de que em “montinho” tem 16 pacientes com sintomas da doença e 60 monitoramentos. Também estariam sem médico no PSF. Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, a pasta ainda não se pronunciou sobre as reclamações dos moradores de montinho.
Por Redação Girbahia / Beto Muniz
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.