Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
Home»Destaque»OUTUBRO ROSA! Vereadoras Simone Sossai e Professora Vânia incentivam as mulheres a realizarem exame de mamografia em Itabela
Destaque

OUTUBRO ROSA! Vereadoras Simone Sossai e Professora Vânia incentivam as mulheres a realizarem exame de mamografia em Itabela

GiroBahiaPor GiroBahia06/10/20222 Minutos de Leitura
Facebook Twitter WhatsApp
Compart.
Facebook Twitter WhatsApp

A campanha Outubro Rosa que visa a conscientização para a prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo, já entrou no calendário de eventos de Itabela, município localizado no Sul da Bahia.

Um exemplo disso, é a iniciativa das vereadoras Simone Sossai (PP/BA) e sua colega de parlamento, Professora Vânia Santana (PL/BA) de incentivar as mulheres a realizarem os exames de mamografia, caminho mais rápido para o diagnóstico precoce.

Destaque também para o trabalho realizado pelo Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos (GAPO), que há sete anos acolhe gratuitamente pessoas em tratamento oncológico e seus acompanhantes. No mês dedicado a campanha do Outubro Rosa, a instituição preparou uma programação especial com palestras para tirar dúvidas desse tema dão delicado para o público feminino.

O tema requer uma atenção especial de toda sociedade, pois no Brasil, este também é o tipo de câncer mais comum entre a população feminina, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 66.280 novos casos para 2022.

Segundo informações do Ministério da Saúde mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos devem realizar exame a cada dois anos, período posterior à menopausa, quando é possível identificar melhor as lesões mamárias e alterações como calcificações, nódulos e tumores. Vale salientar que antes disso, a densidade das mamas costuma ser maior, o que eleva a probabilidade de resultados falso-positivos e falso-negativos, representando uma exposição não recomendável à radiação.

Apesar dessa recomendação de realização nessa faixa etária, vale a pena destacar que mulheres com histórico familiar da enfermidade em primeiro grau, exemplo mãe, irmãs ou filhas que desenvolveram a doença antes dos 45 anos, devem ficar atentas a indícios de irregularidades a partir dos 35 anos, com periodicidade anual.

Como prevenir o câncer de mama

Conforme o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

https://www.instagram.com/p/Ci77IFrOmUG/

https://www.instagram.com/gapoitabuna/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Praticar atividade física;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar seu bebê;
Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer.
Além disso, não fumar e evitar o tabagismo passivo também podem contribuir para a prevenção da doença.

Compart. Facebook Twitter WhatsApp

Posts Relacionados

Destaque 11/10/2026

1ª Copa Banzai de Karatê reúne atletas em Itagimirim e destaca desempenho do Ô Tigrões Karate-Do

Destaque 10/10/2026

Bastidores da política: vereadora Kamilly Vieira pode assumir comando do PL Mulher em Itabela

Destaque 08/10/2026

6º dia do Novenário de Nossa Senhora Aparecida reúne fiéis em Itabela

Destaque 08/10/2026

Comarca de Itabela fica sem juiz titular após transferência de magistrada para Itamaraju

Destaque 07/10/2026

5ª Noite do Novenário de Nossa Senhora Aparecida é marcada por fé e oração em Itabela

Destaque 07/10/2026

Secretaria de Saúde de Porto Seguro promove vivências na Orla Norte durante o Setembro Amarelo

Deixe uma resposta Cancel Reply

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Últimas Postagens
Destaque 11/10/2026

1ª Copa Banzai de Karatê reúne atletas em Itagimirim e destaca desempenho do Ô Tigrões Karate-Do

A cidade de Itagimirim, no sul da Bahia, foi palco de um importante evento esportivo…

Bastidores da política: vereadora Kamilly Vieira pode assumir comando do PL Mulher em Itabela

10/10/2026

6º dia do Novenário de Nossa Senhora Aparecida reúne fiéis em Itabela

08/10/2026

Comarca de Itabela fica sem juiz titular após transferência de magistrada para Itamaraju

08/10/2026
Clima Porto Seguro
© 2026 GiroBahia publicidade e comunicação - CNPJ 22.881.183/0001-34. Todos os direitos reservados

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.