A campanha Outubro Rosa que visa a conscientização para a prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo, já entrou no calendário de eventos de Itabela, município localizado no Sul da Bahia.
Um exemplo disso, é a iniciativa das vereadoras Simone Sossai (PP/BA) e sua colega de parlamento, Professora Vânia Santana (PL/BA) de incentivar as mulheres a realizarem os exames de mamografia, caminho mais rápido para o diagnóstico precoce.
Destaque também para o trabalho realizado pelo Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos (GAPO), que há sete anos acolhe gratuitamente pessoas em tratamento oncológico e seus acompanhantes. No mês dedicado a campanha do Outubro Rosa, a instituição preparou uma programação especial com palestras para tirar dúvidas desse tema dão delicado para o público feminino.
O tema requer uma atenção especial de toda sociedade, pois no Brasil, este também é o tipo de câncer mais comum entre a população feminina, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 66.280 novos casos para 2022.
Segundo informações do Ministério da Saúde mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos devem realizar exame a cada dois anos, período posterior à menopausa, quando é possível identificar melhor as lesões mamárias e alterações como calcificações, nódulos e tumores. Vale salientar que antes disso, a densidade das mamas costuma ser maior, o que eleva a probabilidade de resultados falso-positivos e falso-negativos, representando uma exposição não recomendável à radiação.
Apesar dessa recomendação de realização nessa faixa etária, vale a pena destacar que mulheres com histórico familiar da enfermidade em primeiro grau, exemplo mãe, irmãs ou filhas que desenvolveram a doença antes dos 45 anos, devem ficar atentas a indícios de irregularidades a partir dos 35 anos, com periodicidade anual.
Como prevenir o câncer de mama
Conforme o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
https://www.instagram.com/gapoitabuna/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
Praticar atividade física;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar seu bebê;
Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer.
Além disso, não fumar e evitar o tabagismo passivo também podem contribuir para a prevenção da doença.