O grito de Carnaval abriu a festa oficial de Porto Seguro, retomada com grande programação e muita alegria, nesta sexta-feira, 17. A Prefeitura apostou em algo inédito: 13 atrações artísticas ao dia concentradas no circuito oficial, na Passarela da Cultura, mas também com eventos em Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Baianão, levando a festa a todos os lugares.
Estreando o trio pranchão, sensação nesta edição em que o artista fica mais próximo do público, a cantora Katrina e Guig Gueto iniciaram a folia com muito axé. Uma multidão pipocou no circuito da Passarela da Cultura, num percurso de quase um quilômetro e meio, entre ida e volta, com a energia da cantora Aline Rosa e o compasso de San Vagner, trazendo canções do momento e hits conhecidos da multidão de foliões que curtiram pra valer.
As atrações ainda se revezavam entre o Caminhão Evolution e os shows no mega palco, equipado com o que há de mais moderno em sonorização e telão de led. O cantor Jau sacudiu a folia cantando músicas famosas, entre ‘É D’oxum’, ‘Flores da Favela’, ‘Amanda’, ‘Sandália de Couro’, ‘Amar É Bom’, ‘Já É’, e o povo gostou. O pagodão, a lambada do Lambasaia e a música baiana da contagiante Érika Paes envolveram o folião com muito balanço.
Pensou que a Prefeitura entregou tudo? Tem mais. O Carnaval estremeceu Arraial d’Ajuda, com show de Dalvan Alves, Axé Pop e Tony Canabrava, enquanto em Trancoso, a folia ficou por conta de Asa Chik e Euzinho Moral, Banda Lana e Klebinho Menezes.
“Trabalhamos no planejamento de um evento diferenciado, com estrutura de alto nível, atrações variadas, contemplando todas as localidades, ao mesmo tempo em que fomentamos a economia no município”, diz o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa. “O nosso principal objetivo foi pensar um Carnaval para as famílias, prezando pela boa organização e segurança”, comentou o prefeito. “Mas, o Carnaval é a festa do povo, tivemos o cuidado especial com o formato cultural e os mais de 60 blocos de rua que são o grande atrativo de moradores e turistas”, completou Jânio Natal.
CARNAVAL CULTURAL
Um dos diferenciais de Porto Seguro é a tradição dos blocos culturais que resgataram o espírito do “Carnaval de Rua”, onde máscaras, fantasias, marchinhas, sambas e euforia marcaram a festa, atraindo nativos, turistas jovens e famílias com suas crianças e idosos.
O engraçadíssimo e concorrido ‘Bloco das Fraldas’ foi o primeiro a desfilar, após muita diversão na concentração, onde o pessoal comparece para uma cerveja gelada, curtir, rir e fotografar os marmanjos vestidos de bebês. Ele foram pipocando ao som da Charanga 2 de Julho, tomando a Passarela da Cultura.
O ‘Bloco das Babás’ veio em seguida, cheio de charme, sambando e gingando, ao som da Charanga Pacatá, porque a mulherada gosta de se divertir numa boa folia e também de cuidar dos bebezões que foram na frente!
O bloquinho OOOOA pipocou na Praça dos Trabalhadores no Baianão; os Cervejeiros e o Blocão em Caraíva; Pé de Cana e as Coleguinhas desfilaram em Arraial; e Trancoso mostrou o Carnaval de Rua com Laele, todos eles, puxados por charangas e minitrios.