A tão esperada apuração das Urnas Eletrônicas no município de Itabela, após o encerramento de votação no dia de ontem, criou uma expectativa em eleitores, correligionários e caciques políticos locais, visando saber qual o grupo de correligionários que sairia vitorioso nas Eleições 2018. O resultado final confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral, exibiu um retrato com várias faces e definições no mundo político itabelense.
Os resultados para Presidente da República, Governador e Senadores mostraram o que já era esperado tendo como primeiros colocados, Haddad, Bolsonaro, Ruy Costa, Jaques Wagner e Ângelo Coronel. Mas, para se definir a melhor força e liderança política de Itabela no momento atual, aonde o gestor Luciano Francisqueto disputou diretamente com o empresário Leleu da Sacaria, a votação para Deputados Estadual e Federal foi o termômetro real para mostrar quem tem mais apoio da população local.
Observando superficialmente a quantidade de votos que o cacique da Prefeitura Municipal de Itabela conquistou para a Candidata a Deputada Estadual Larissa Oliveira PSD 2.897 votos e 3.910 para o Candidato a Deputado Federal Uldúrico Junior PPL, pode se afirmar que o grupo de Luciano foi o mais vitorioso por conquistar o primeiro lugar nas urnas. Mas, se a avaliação mais detalhada do cenário político atual, envolver o poder de Prefeito, a quantidade de contratados, o uso da máquina pública,a quantidade de votos que ele teve na eleição em 2016 e os 13.545 eleitores que foram às urnas durante a eleição de ontem, o Prefeito atual de Itabela saiu derrotado. Se for comparado o total de votos de ontem conquistado por ele para os seus candidatos a Deputados, e o total de votos que ele teve na sua vitória como Prefeito, ele perdeu o apoio de mais de 1.500 pessoas. Se for observado que de 13.545 eleitores que foram as urnas, apenas 3.910 disseram SIM aos seus candidatos, o Prefeito teve uma reprovação de 9.635 pessoas que disseram NÃO aos pedidos de votos que ele fez a população durante a campanha.
Na disputa para mostrar popularidade e apoio, o Empresário Leleu da Sacaria mas conhecido como “O liso”, conseguiu uma boa votação para os seus Candidatos a Deputado Estadual e Federal, sem ter que colocar o poder do dinheiro em primeiro lugar durante a campanha eleitoral dentro de Itabela. Para Deputado Estadual Leleu apoio Jânio Natal (PODE) que teve 1.965 votos e para Deputado Federal Walmir Assunção (PT) com 2.630 votos. O maior ponto positivo nos apoios dados por Leleu foi que, ele não teve a máquina pública para ser usada ao seu favor, não teve dinheiro para gastar e comprar votos e os seus candidatos se elegeram Deputados e por isso Itabela poderá contar com o apoio, as Emendas Parlamentares e as ações sociais dos mandatos de Walmir Assunção e Jânio Natal durante os anos de 2019 a 2022.
O que ficou claro durante os resultados divulgados ontem a noite, foi que o povo de Itabela quer muito mais dos candidatos no que se refere a propostas políticas, projetos, compromisso com quem mais precisa e acima de tudo, os eleitores esperam pessoas mais honestas e de caráter para se colocarem à disposição e avaliação do eleitorado em 2020 quando o assunto será Eleições Municipais.
CONFIRA OS DEPUTADOS ELEITOS COM O VOTO DE ITABELA
Deputados Estadual
Jânio Natal
Maria Del Carmem
José de Arimatéia
Jacó
Niltinho
Marcell Moraes
Robinho
Marcelino Galo
Junior Muniz
Eduardo Salles
Roberto Carlos
Samuel Junior
Talita Oliveira
Capitão Alden
Paulo Rangel
Soldado Prisco
Sandro Régis
Deputado Federal
Uldúrico Junior
Valmir Assunção
Pelegrino
Adolfo Viana
Dayane Pimentel
Ronaldo Carletto
Alex Santana
Daniel Almeida
Abilio Santana
Sargento Isidorio
Jorge Solla
Zé Neto
Felix Mendonça
LeurLomanto Jr
Igor Canário
Alice Portugal
Lidice da Mata
Josias Gomes
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.