Em uma solenidade realizada na manhã de 12 de dezembro, no Centro de Cultura de Porto Seguro, foram diplomados pela Justiça Eleitoral os prefeitos, vices e vereadores eleitos dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Compondo a mesa principal, estavam os juízes da 122ª Zona Eleitoral, Rodrigo Bonatti e Tibério Magalhães; as promotoras Valéria de Souza e Jacqueline Magnavita; além do delegado chefe da Polícia Civil, Marcos Benevides e do representante do 8º BPM, Dermeval Mota Jr.
O juiz Rodrigo Bonatti abriu oficialmente a sessão agradecendo aos juízes, promotores, servidores da Justiça e representantes das polícias, que ajudaram a garantir a conclusão do processo eleitoral. “Formalizamos aqui o reconhecimento da escolha popular nas urnas, celebrando a democracia”, afirmou. O juiz ressaltou ainda a responsabilidade confiada aos novos eleitos, salientando que o poder Judiciário continuará vigilante, “para que a vontade do povo seja respeitada. Espero que dignifiquem essa vontade”, enfatizou.
Sob fortes aplausos da plateia, o prefeito Jânio Natal saudou as autoridades e o público, lembrando que neste mês de dezembro estará completando 71 anos, “desses, 41 dedicados à vida pública e recebendo hoje o meu 12º diploma, de um mandato conquistado democraticamente”. O prefeito reeleito falou do orgulho de dedicar sua vida a cuidar das pessoas. “Deus colocou em minha vida a missão de cuidar de gente e a partir de hoje não sou o prefeito dos meus eleitores, mas de toda a população da cidade mais bonita e amada do Brasil”, assinalou, agradecendo especialmente o apoio da esposa Cristiane e de toda a sua família.
Falando em nome dos vereadores eleitos, a vereadora Ariana Felberg, agradeceu a Deus e à família, desejando sorte aos novos colegas do Legislativo e afirmando que “a vitória que Deus dá, o homem não pode tirar”. Já o prefeito eleito de Cabrália, Girlei Lima declarou que tem menos idade que o tempo de vida pública do prefeito Jânio Natal. Ele considerou a sua vitória um processo natural, assegurando que “pelos próximos anos a população de Cabrália terá um prefeito que tem respeito pelo dinheiro público e compromisso com a melhoria da vida das pessoas. Faremos um mandato que irá invejar muita gente”, apostou.
Finalizando a cerimônia, o juiz Rodrigo Bonatti entregou o diploma de “eleito” para o prefeito Jânio Natal, o vice Paulinho Tôa Tôa e os 17 vereadores de Porto Seguro. A entrega da diplomação ao prefeito Girlei, ao vice Xepa e aos 11 vereadores de Cabrália ficou a cargo do juiz Tibério Magalhães. Ao receber o diploma, o prefeito Jânio Natal fez questão de reforçar a palavra chave da solenidade: “democracia!”, reforçou.