Uma comissão formada por membros da APLB/Sindicato – Núcleo Itabela, esteve na manhã desta quarta-feira (05) na garagem/sede da Empresa Elo Transportes LTDA-ME – ME, que presta o serviço de transporte escolar dos alunos da zona urbana e rural do município de Itabela.
Segundo um dos membros da APLB, que esteve presente na vistoria, antes mesmo de adentrar nos veículos, à distância já era capaz de se notar o estado de sucateamento dos mesmos; pneus carecas, para-choques quebrados, lataria deteriorada, entre outros. Já no interior dos veículos, é possível constatar que os danos são ainda maiores.
No interior dos veículos os membros da comissão se depararam com veículos com painéis de instrumentos do motorista deteriorados, forros dos tetos se soltando, placas de metais se soltando no piso, bancos sem partes das capas de proteção, assentos e encostos dos bancos se soltando, além de partes elétricas expostas.
A empresa Elo Transportes LTDA – ME, presta serviços à prefeitura de Itabela desde 17 de março de 2017, segundo a publicação de n° 1476, do dia 20 de março do mesmo ano, do Diário Oficial do Município. O contrato, que vigorou por 10 (dez) meses e 14 (quatorze) dias, até o dia 31 de dezembro de 2017, pelo valor global de R$ 2.250.000,00, foi prorrogado na mesma data por mais um ano, segundo a publicação de n° 1709, do dia 22 de dezembro de 2017, pelo mesmo valor global de R$ 2.250.000,00.
Fato que, no mínimo, chama à atenção é que no ano de 2017, por apenas dez meses e meio de contrato, a prefeitura de Itabela pagou a Elo o equivalente a um ano de contrato, já que durante todo o ano de 2018 o valor global do contrato será o mesmo que nos meses do ano anterior.
A parte mais delicada em tudo isso continua sendo as crianças e adolescentes que são obrigados a fazerem uso diariamente desses veículos em estado precário para conseguirem ter acesso à escola, especialmente os que residem na zona rural do município. Até o momento já houve alguns acidentes, como por exemplo, no ano passado, quando um dos ônibus da empresa invadiu uma residência no distrito de Monte Pascoal, quando realizava o transporte de crianças.
Tentamos contato com a secretaria municipal de Obras, responsável pelo setor de Transportes do município e com a secretaria de Educação, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é importante. Perecível.