Nesta manhã de quinta-feira (22/10/2020), através de uma CARTA ABERTA A COMUNIDADE ITABELENSE, um grupo de servidores da educação anunciaram UM ATO DE DESFILIAÇÃO EM MASSA da APLB SINDICATO em virtude da postura política do atual COORDENADOR DO SINDICATO DOS PROFESSORES – APLB NÚCLEO ITABELA, confira na íntegra o teor da carta:
“Caros Cidadãos Itabelenses,
Nós professores da rede Municipal, viemos através dessa carta aberta, demonstrar nosso repúdio em relação ao posicionamento político do coordenador Ubiratan Herculano. Tem sido tempos muito difíceis para nossa categoria! Nos últimos 4 anos vivemos a maior onda de perseguição e humilhação da nossa classe, em toda a história do nosso município! Nós professores fomos diariamente perseguidos e humilhados, como se fossemos inimigos deste governo, quando na verdade somos um dos pilares da sociedade. Independente do lado político que escolhemos, temos que analisar é o crescimento da classe.
Mas, que susto tomamos ao ver, agora na época da eleição que quem deveria nos defender, esteve sempre do lado do mesmo prefeito que nos perseguia. As peças começaram a se encaixar e ao ver a foto entre o COORDENADOR DE UM SINDICATO AO LADO DO PREFEITO E DECLARANDO PUBLICAMENTE APOIO, nós professores que sempre estivemos nas ruas, em todas as gestões passamos a entender porque as nossas lutas não surtiram efeito nessa gestão, e nem ao menos foram iniciadas ou ao menos saíram das gavetas, mesmo todos os filiados pedindo por respostas e por soluções, sempre a APLB encontrava uma maneira de desmotivar a luta e tirar ela das ruas. Questões como: O PLANO DE CARREIRA, que se encontra engavetado na câmara municipal desde de janeiro de 2017 e que não se aprova nem se discute, e parece ser tratado como um guardanapo sujo por aqueles que se dizem gestores de uma cidade; O tão sonhado ENQUADRAMENTO que tinha sido iniciado no governo do antigo Gestor, ao entrar o atual revogou os decretos, e mesmo com uma decisão judicial a favor dos nossos queridos professores nada até o momento foi feito que se reparasse a injustiça; No mandato do antigo gestor o chamado CONTRATURNO era pago o salário base + mais a valorização do magistério, equivalente a regência de classe, porém o atual gestor reduziu a apenas um salário mínimo; Trabalhamos sábados letivos sem receber hora extra, mesmo estando a disposição da secretaria desde do inicio do calendário, para explicitar melhor essa situação, a delegacia que Porto Seguro a qual o núcleo de Itabela pertence, sábado letivo lá é remunerado, diferentemente do que é feito aqui.
O que mais nos revolta é que agora entendemos o porque de quando a luta do precatório esquentava nas ruas, logo erámos reunidos em uma assembleia e nos desmotivavam e nos retiraram das ruas, fazendo-nos acreditar que tudo era uma questão jurídica, com advogados que trabalhavam em prol da “APLB”.
Fato que, não esperávamos nada diferente de uma gestão onde se baseia na supressão dos direitos dos trabalhadores da educação. O que nos surpreende é o fato de o COORDENADOR do sindicato, mesmo com todas essas negativas vinda da parte do Gestor, mesmo sabendo do posicionamento da classe que ele foi eleito pra representar, apoiá-lo.
Vale lembrar que sindicalista nenhum que já ocupou a posição que ele ocupa tomou tal atitude em um pleito eleitoral declarando apoio a candidato A ou candidato B, todos os coordenadores que passaram pela APLB sempre blindaram o nome da entidade. Estamos extremamente indignados por tal postura, pois percebemos que “tínhamos um lobo vestido de pele de ovelha” ao nosso lado, e como o COORDENADOR optou por não ser sindicalista, pois, não me lembro de ver sindicalistas apoiando “patrões” nas grandes conquistas da classe, e que, decidimos nesse momento tornar público o nosso REPÚDIO e a nossa DESFILIAÇÃO EM MASSA desse sindicato.
Não é um ADEUS e sim um até BREVE, até que entre uma diretoria que tenha compromisso com a classe a qual foi eleito para representa-la. Estaremos encaminhando a entidade a desfiliação de 148 filiados. Temos um grande respeito pela instituição que a tempos atrás, juntos fizemos muito, mas no momento permanecermos filiados seria compactuar com a atitude do COORDENADOR que não demonstrou respeito pela instituição e pelos seus filiados.”
Diante de tudo isso, a pergunta que fica é a seguinte: Quem a APLB SINDICATO representa em Itabela, seus filiados? O gestor municipal? Pelo o que tudo indica, o que foi conquistado em décadas, o atual coordenador conseguiu desmanchar em poucos meses, transformando a APLB em uma entidade que envergonhou seus próprios filiados, e que não representa MAIS NINGUÉM.
Por: Redação Girobahia / Beto Muniz
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante