Nesta quarta-feira, dia 09 de março de 2022, os Profissionais da Educação do Município de Itabela paralisaram suas atividades para realizarem uma manifestação pelo não repasse do reajuste salarial do Piso Nacional do Magistério. A manifestação organizada pela APLB Sindicato núcleo Itabela, que contou com a deliberação de assembleia que foi realizada no último dia 24 de fevereiro do corrente ano, na qual ficou decidido pela paralisação de advertência caso não fosse cumprido a lei em questão.
Segundo a Coordenação da APLB Sindicato de Itabela, na última sexta-feira, a Secretaria de Educação convidou a Diretoria da entidade através de um ofício para uma reunião, que foi realizada na segunda-feira, dia 07/03, com o intuito de esclarecer o porque do não pagamento do Piso Nacional, na oportunidade foi informado que o município ainda está estudando sobre o impacto de folha de pagamento e pediu um prazo até o dia 17 de março para sinalizar sobre o repasse, situação essa que foi levado para assembleia, o que não foi aceita pelos filiados presentes na manifestação, e com isso deu-se continuidade a manifestação.
A APLB juntamente com seus filiados tomaram as ruas e se dirigiram até o prédio da Secretaria de Educação onde foi protocolado um ofício informando sobre a confirmação da paralisação e também já marcando nova paralisação para a próxima segunda-feira dia 14/03 caso não tenham uma resposta positiva sobre o repasse do reajuste salarial do Piso Nacional. Em seguida, os manifestantes se dirigiram ao prédio da prefeitura, onde no primeiro momento foram impedidos de entrar, mas com muita insistência não teve como conter o movimento pacífico e ordeiro, que ocupou o prédio da prefeitura, fizeram suas reivindicações e após o ato, concluíram a manifestação e com dia e hora marcada para a próxima manifestação.
O Piso Nacional do Magistério é uma lei federal de número 11.738/2008 onde regulamenta o valor mínimo a ser pago para o profissional do Magistério, ou seja, para os Professores, para o ano de 2022 esse reajuste foi de 33,24% o que eleva para o valor de R$ 3.845,63 para quem trabalha 40 horas semanais. Muitos municípios já estão pagando seus Professores com o novo valor, outros municípios igual Itabela resistem em não respeitarem a Lei por acharem alto o percentual do aumento.
O Coordenador da APLB Sindicato, Ubiratã Herculano deixou bem claro, lei não se discute, lei se cumpre!
Por: Girobahia
Whatsapp do GIROBAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.