A ex-secretária de Saúde de Santa Cruz Cabrália, Luzia Pataxó, divulgou um novo vídeo nas redes sociais afirmando estar sofrendo ameaças e intimidações após ter denunciado supostas irregularidades na gestão do prefeito Girlei Lima. Em declarações gravadas, ela relata que as perseguições políticas, que já existiam desde o início de sua gestão, intensificaram-se após a divulgação pública das denúncias.
Luzia, que foi exonerada do cargo recentemente, havia viralizado anteriormente ao expor graves acusações contra a administração municipal, incluindo compras de medicamentos sem licitação, nomeação de pessoal não qualificado para cargos estratégicos e pressões para aceitar what she chamou de “propostas indecentes” . Agora, em sua nova manifestação, a ex-secretária declara:
“Desde que decidi falar a verdade, tenho recebido ameaças veladas e diretas. Minha segurança está em risco, e não vou me calar diante de injustiças que prejudicam nossa população.”
Ela ainda reforçou que a falta de transparência e a suposta influência de pessoas não eleitas – como a primeira-dama, Rita – nas decisões governamentais tornam o ambiente político ainda mais hostil.
Luzia Pataxó possui 24 anos de serviço público e é formada em Ciências Humanas com técnico em enfermagem. Em março de 2025, ela já havia gravado vídeos mostrando medicamentos armazenados inadequadamente, alguns próximos do vencimento e com embalagens violadas.
A comoção gerada pelas denúncias e agora pelas ameaças tem mobilizado moradores e entidades de transparência pública, que exigem apuração imediata das acusações e proteção para a ex-secretária.