Estamos a praticamente um mês do início da coleta de informações do Censo Demográfico 2022!
A partir de 1o de agosto, o IBGE realizará seu IX Censo Demográfico
e o XIII Censo Demográfico do país. O Censo 2022 visitará cerca de 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios, onde moram cerca de 215 milhões de habitantes, nos 5.568 municípios do país (mais Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha), buscando dois objetivos: ampla cobertura e a qualidade das informações coletadas.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país.
Todos os Censos trazem inovações e também desafios. O Censo 2022 seria realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado para 2021, ano em que também não ocorreu por falta de orçamento. Remarcado para 2022, o compromisso adicional agora é realizar todas as etapas adotando-se protocolos de prevenção à Covid.
Elaborado pela Coordenação de Comunicação Social do IBGE, este Guia pretende ajudá-lo a se preparar para a cobertura do Censo 2022, trazendo diversos temas como: abordagem aos moradores, sigilo das informações, modelo misto de coleta, história dos Censos, captação inédita de coordenadas, censo pioneiro nas comunidades quilombolas, treinamento dos recenseadores, perguntas do questionário básico e da amostra e testes de coleta, entre outros.
Confiantes na parceria quase diária que temos com a mídia, contamos com a sua colaboração e a do seu veículo para incentivar os brasileiros a responder ao Censo. E permitir assim que o IBGE cumpra sua missão institucional de retratar o Brasil, possibilitando o conhecimento da realidade do país e o exercício da cidadania.
Coordenação de Comunicação Social do IBGE
A publicação pode ser baixada no hotsite do Censo 2022:
https://censo2022.ibge.gov.br/np_download/censo2022/divulgacao/guia_jornalistas_censo2022.pdf