Na noite de quinta-feira (08), a edição da live conduzida pela prefeita Cordélia Torres enfatizou a grandeza do ato cívico ocorrido em Eunápolis, no dia 07 de setembro, que comemorou o bicentenário da Independência do Brasil. O retorno do desfile, após dois anos de restrições ocasionadas pela pandemia, contou com cerca de 4 mil pessoas em sua organização, sendo mais de 1 mil integrantes estudantes da rede municipal de ensino.
Acompanhada do secretário de Educação, Gabriel Saulo, e de profissionais da educação envolvidos na organização do ato – a prefeita agradeceu, durante a transmissão, o envolvimento de todos que cooperaram para o êxito do grandioso evento cívico, sendo um marco histórico assistido por milhares de famílias que saíram de suas casas, mesmo em um dia chuvoso, e lotaram a Avenida Porto Seguro, no centro da cidade, formando um mar de gente, feliz e grata pelo espírito de civismo que envolveu a todos.
Também durante a live, foi pontuado o pacote de benefícios destinado aos profissionais da educação, como as progressões na carreira conquistadas pela categoria e licenças-prêmio, que somam 36 só no primeiro trimestre deste ano; além de explanar outras vantagens que serão implantadas, como mudança de nível, incentivos à qualidade profissional, progressões horizontais e enquadramentos. Mesmo diante de um cenário tão positivo, o sindicalismo da APLB opta por uma greve que já se arrasta a quase 150 dias, com apenas 50% dos educadores em sala de aula, gerando prejuízo a cerca de 20 mil estudantes.
As reformas e melhorias na infraestrutura de escolas da cidade também foram pautadas durante a transmissão virtual, sendo um total de 16 unidades totalmente climatizadas e 11 que receberam mobiliário novo, além da disponibilização de diversos materiais pedagógicos, inclusive digitais, para a rede municipal de ensino.
A prefeita Cordélia Torres ressaltou a sua gratidão aos envolvidos na execução da programação do desfile. “Deixo a todos o meu obrigada em relação à realização deste evento, foi lindo, todos os detalhes pensados e realizados foram maravilhosos. Tudo que é feito com amor e união não tem como dá errado”, frisou.