São quase dois quilômetros com três propriedades rurais que estão sendo prejudicadas com o fechamento de uma estrada que dar acesso às referidas propriedades a estrada que liga Itabela ao povoado do queimado. Por décadas, a estrada tem sido o caminho mais utilizado por agricultores para o escoamento de sua produção, mas a recente interdição mudou a rotina na região.
Embora seja uma estrada reconhecida e utilizada por muita gente no município, a via passa dentro de uma propriedade particular, pertencente ao senhor, Genival Lacerda da Silva, vulgo “pimpão pneus”. Uma outra estrada que dava acesso a cidade de Itabela passando pela propriedade da senhora “Noca”, já havia sido fechada há 7 anos, atrás pelo mesmo fazendeiro. Agora ele volta a agir fecihando a única passagem dos moradores. A medida pegou de surpresa e irritou gente como o senhor Geilson, que usa a via de acesso para escoar sua produção de pimenta, café, entre ouras culturas.
O fechamento da primeira estrada, já havia causado muitos transtornos para quem utilizava o trajeto que era mais perto e mais acessivo. Essa outra estrada ficou com um trajeto mais longa e mais suscetível às chuvas devido que passa no meio de pastagens e o gado fazem muita lama nas subidas dificultando o acesso de carro. Além do perigo para os pedestres que tem que passar próximos de vacas com filhotes.
Procurado pela reportagem a prefeitura confirma que, embora a estrada esteja consolidada há décadas, não existe uma lei municipal que proíba ou autorize o fechamento da via, mas que o caso deve ser discutido judicialmente. Os moradores contam que antes do fechamento da referida estrada, o fazendeiro, “Pimpão” já havia coloco cancelas e gado de 1° cria pondo em riscos as pessoas que passam de moto, bicicleta e a pé. “Essa estrada é indígena desde que a propriedade pertencia ao saudoso, Manoel Chovendo” comentou um dos morador.
“Essa não é a primeira vez que o Pimpão faz essa atrocidade, há 7 anos atrás ele fechou o principal acesso que era pela sítio de dona Noca e recentemente colocou cadeado nas cancelas desse último acesso. “O que percebemos que pode estar havendo segundos interesses do fazendeiro de pressionar nós produtores, para que possamos vender nossas propriedades” enfatizou um morador
Fonte: Girodenoticias
Whatsapp do GIROBAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.