A notícia de que a cidade de Itabela ficou sem receber, no dia 09 de março de 2021, mais um lote da vacina contra a Covid-19, que seria enviada ao município pelo Governo do estado Rui Costa, não foi compreendida pelos munícipes. Parentes de idosos e de pessoas com doenças crônicas não gostaram de saber que Itabela ficou sem receber as vacinas e cobram atitude do gestor.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o município não bateu a meta de 85% de vacinação dos primeiros lotes enviados e por isso, não recebeu as doses de vacina do governo do estado. Alem de Itabela mais cento e noventa e três municípios da Bahia não receberam doses da vacina contra a Covid-19 enviadas ao estado na noite de terça-feira (9/3).
O governo do estado explica que durante uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) na terça-feira (9), com a participação dos secretários de saúde dos municípios baianos, foram aprovadas recomendações aos prefeitos e secretários municipais de saúde para a vacinação contra a Covid-19 na 1ª fase. Na ocasião foi determinado que a Sesab fizesse a entrega da 7ª remessa de vacinas apenas para os municípios que já tivessem administrado, no mínimo, 85% das doses recebidas.
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro, das 417 cidades baianas, somente 223 atingiram a meta de imunização. “O objetivo dessas pactuação, uma decisão dentro da CIB, com participação dos secretários de saúde de todos os municípios da Bahia, é fazer com que a gente amplie a vacinação, garanta esse processo e não retenha dose em nível de município”, esclarece a diretora.
A cidade de Itabela é uma das cidades que não bateu a meta de imunização. A informação foi confirmada pela Secretária de Saúde Wadila Cassiano. Ela informou com a reportagens dos Sites que tem tido dificuldades de aplicar a vacina devido a resistência de muitos idosos de não querer tomar a vacina, ela disse ainda, que os frascos são com dez doses e só podendo ser aberto com o número de usuários presentes. Ela reclama ainda do sistema de informação do estado.
A Sesab informou que metade das vacinas que deveriam ser enviadas aos municípios com taxa de aplicação abaixo de 85%, serão encaminhadas para cidades com 90% ou mais de imunização. A outra metade será encaminhada para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição (Ceadi) para envio aos municípios à medida que forem atingindo a meta de 85%.
“O sistema é atualizado duas vezes ao dia. As equipes precisam cadastrar, e nesse cadastro, colocar a quantidade de doses aplicadas dentro daquela população. Com isso você consegue em nível de transparência da Saesab o quanto de doses eles estão aplicando”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro
A Secretária de Saúde, Wadila Cassiano, informou ao Site Giro de Noticas, que recebeu um total de 1. 270 doses de vacina em Itabela, sendo 860 em primeira dose e 390 em segunda dose. Com um deficit de 460 doses para a segunda dose nos indivíduos que tomaram a primeira dose na Tabela atualizada com números de vacinados até o dia 09 de março de 2021;
Coronavac 550 doses aplicadas 427: 77,64%. AstraZeneca 310 doses, aplicadas 247: 79,68%. Doses total 860 e aplicadas 674: 78,37%
“As críticas se deram por aqueles que estão cumpridos à risca as medidas de restrições, com fechamento do comercio aos domingos, isolamento domiciliar, toque de recolher o uso de máscara. O que vale todo este esforço se a secretaria de saúde perde de receber lote de vacina por falta de planejamento na aplicação de vacina. Um absurdo isso”, disse uma moradora.
Fonte: Girodenoticias
Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.