Itabela será o centro das atenções culturais da região com a realização do 5º Festival Regional de Quadrilhas Juninas, que acontecerá no dia 14 de junho, dentro da programação do Arraiá Bela, em comemoração aos 36 anos do município.
O evento, promovido pela Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULTI), reunirá mais de 1.500 artistas de 15 cidades baianas e contará com R$ 20 mil em premiações.
Reconhecido como um dos mais importantes festivais do gênero no estado, o encontro tem como missão fomentar a cultura popular e valorizar as tradições nordestinas. Estão confirmadas as participações de grupos dos municípios de Itamaraju, Buerarema, Ilhéus, Porto Seguro, Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça, Mascote, Ipiaú, Itajuípe, Uruçuca, Poções, Trancoso, Guaratinga, entre outros.
Como parte da preparação, a SECULTI promoveu uma oficina de capacitação artística e técnica voltada aos grupos participantes.
“Nossa expectativa é superar os anos anteriores, tanto em participação quanto em qualidade das apresentações. Estamos muito felizes com a adesão de tantos municípios e confiantes de que será um espetáculo inesquecível”, destacou a secretária de Cultura, Ana Kelly.
Além de celebrar a cultura, o festival também tem um impacto direto na economia local, movimentando o comércio, a rede hoteleira e os serviços da cidade.
“Manter viva a tradição do São João é mais do que preservar uma festa: é manter acesa a chama da nossa identidade cultural. O festival representa isso”, afirmou o prefeito Ricardo Flauzino.
Com apresentações repletas de criatividade, cenografia elaborada, figurinos típicos e coreografias envolventes, o festival promete resgatar a essência do São João e proporcionar ao público momentos de pura emoção.