Na manhã desta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Porto Seguro deu início à campanha Outubro Rosa com uma conferência oficial realizada na Câmara de Vereadores. O evento marca o início de uma série de ações voltadas à prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero.
A campanha tem como foco principal a conscientização das mulheres sobre a importância dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce, oferecendo uma ampla gama de serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As atividades incluem exames preventivos, palestras e orientações sobre os direitos de quem enfrenta a doença.
Durante todo o mês, as UBSs de Porto Seguro serão mobilizadas em horários diurnos e noturnos, de acordo com o cronograma previsto, para atender as mulheres interessadas na realização de exames de mamografia. O público-alvo são mulheres entre 40 e 69 anos, que poderão fazer uma mamografia gratuitamente, apresentando apenas o RG e o cartão SUS. Para as mulheres fora dessa faixa etária, será oferecida uma avaliação clínica nas unidades de saúde.
De acordo com o prefeito Jânio Natal, “o objetivo da campanha é reforçar a importância da mamografia como uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de mortalidade feminina no mundo. Pedi dedicação total das nossas equipes da saúde para disseminar ao máximo a necessidade de se prevenir”, pontuou.