Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
Home»Destaque»Queda do FPM preocupa prefeitos e pode gerar cortes de gastos e demissões em municípios da região
Destaque

Queda do FPM preocupa prefeitos e pode gerar cortes de gastos e demissões em municípios da região

GiroBahiaPor GiroBahia21/07/20252 Minutos de Leitura
Facebook Twitter WhatsApp
Compart.
Facebook Twitter WhatsApp

A crise financeira enfrentada por grande parte dos municípios brasileiros ganhou contornos ainda mais preocupantes neste mês de julho. O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto para cair nas contas das prefeituras no próximo dia 10, será de apenas R$ 3,2 bilhões — uma redução superior a 50% em comparação ao primeiro decêndio de junho, quando foram distribuídos R$ 6,82 bilhões.

A notícia acendeu um sinal de alerta, especialmente entre os pequenos municípios e aqueles com baixa arrecadação própria, que dependem quase exclusivamente do FPM para manter serviços essenciais em funcionamento.

Em Itabela, o prefeito Ricardo Flauzino demonstrou preocupação com os impactos da redução nos cofres públicos: “É uma situação muito delicada. Itabela depende fortemente do FPM para manter a saúde, a educação, o transporte escolar e os programas sociais em funcionamento. Com essa queda drástica, podemos até ser obrigados a revisar contratos, enxugar despesas e gratificações”, declarou o gestor.

Na cidade vizinha de Guaratinga, o prefeito Gandhi Marques também se manifestou sobre a situação: “É um momento delicado, pois municípios pequenos dependem desse recurso do FPM, e uma queda como a que está prevista dificulta bastante e nos deixa, enquanto gestores, em estado de alerta”, disse Gandhi.

Diante desse cenário, várias administrações municipais já consideram adotar medidas impopulares, como cortes de gratificações, suspensão de benefícios, congelamento de salários e, nos casos mais críticos, demissões de servidores. Embora ainda estejam sendo avaliadas com cautela, essas alternativas estão cada vez mais próximas da realidade.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), junto a federações estaduais, intensificou a pressão sobre o governo federal na tentativa de viabilizar medidas emergenciais que aliviem o impacto da redução dos repasses. No entanto, até o momento, não houve sinalização concreta da União quanto à adoção de ações efetivas.

Compart. Facebook Twitter WhatsApp

Posts Relacionados

Destaque 15/08/2026

ACM Neto participa da abertura da 15ª Festa do Café Conilon de Itabela

Destaque 13/08/2026

15ª Festa do Café Conilon entra na fase final de montagem e confirma ciclo de palestras

Destaque 12/08/2026

Lideranças se reúnem na Arena Sossai em apoio à pré-campanha de ACM Neto em Itabela

Destaque 12/08/2026

TRE-BA indefere candidatura de Cláudia Oliveira por falta de documentação

Destaque 11/08/2026

3ª Parada da Diversidade colore as ruas de Porto Seguro e celebra inclusão

Destaque 05/08/2026

Porto Seguro registra alta de 7,42% no fluxo turístico em julho

Deixe uma resposta Cancel Reply

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Últimas Postagens
Destaque 15/08/2026

ACM Neto participa da abertura da 15ª Festa do Café Conilon de Itabela

O candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, estará em Itabela nesta sexta-feira (21) de…

15ª Festa do Café Conilon entra na fase final de montagem e confirma ciclo de palestras

13/08/2026

Lideranças se reúnem na Arena Sossai em apoio à pré-campanha de ACM Neto em Itabela

12/08/2026

TRE-BA indefere candidatura de Cláudia Oliveira por falta de documentação

12/08/2026
Clima Porto Seguro
© 2026 GiroBahia publicidade e comunicação - CNPJ 22.881.183/0001-34. Todos os direitos reservados

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.