Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
  • Home
  • Notícias
  • Eventos
  • Esportes
  • Geral
  • Policia
  • Politica
  • Social
Facebook Instagram
Giro
Home»Destaque»STF rejeita recurso que questionava elegibilidade do prefeito
Destaque

STF rejeita recurso que questionava elegibilidade do prefeito

GiroBahiaPor GiroBahia09/04/20262 Minutos de Leitura
Facebook Twitter WhatsApp
Compart.
Facebook Twitter WhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu rejeitar o recurso que questionava a elegibilidade do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, encerrando uma disputa judicial que se arrastava desde o pleito eleitoral de 2024. A ação foi movida por adversários políticos, que tentavam anular o registro de candidatura e, consequentemente, o mandato do gestor, sob a alegação de irregularidades relacionadas a um eventual terceiro mandato consecutivo.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes seguiu o entendimento já firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia considerado improcedente a ação de impugnação. O ponto central da discussão envolvia a eleição de Jânio Natal no município de Belmonte, em 2016. No entanto, conforme destacado no processo, apesar de ter sido diplomado, ele não chegou a tomar posse nem exercer o cargo, o que, segundo a jurisprudência, impede que esse período seja contabilizado como mandato efetivo.

Com isso, o STF reforçou que não há configuração de terceiro mandato consecutivo, uma vez que apenas os cargos efetivamente exercidos devem ser considerados para fins de inelegibilidade. A decisão também afastou a tese de “prefeito itinerante” e de impedimento por vínculo familiar, destacando que não houve violação às regras constitucionais aplicáveis ao caso. Além disso, o recurso foi considerado inadequado por não apresentar repercussão geral suficiente para análise pela Corte.

Em manifestação, o prefeito Jânio Natal Andrade Borges afirmou que sempre manteve tranquilidade e confiança na Justiça. “Sempre estive muito tranquilo e confiante na Justiça sobre essa decisão, porque a grande decisão veio das urnas, quando a população de Porto Seguro me confiou o segundo mandato consecutivo, com mais de 20 mil votos à frente do segundo colocado. Em momento algum me preocupei com isso. Muito pelo contrário, continuei trabalhando incansavelmente para trazer melhorias para todo o município”, declarou.

JN.pdf

Compart. Facebook Twitter WhatsApp

Posts Relacionados

Destaque 18/04/2026

Prefeito visita projeto de robótica e avalia rumos da educação

Destaque 18/04/2026

Parceria entre Prefeitura e CRECI-BA reforça fiscalização contra venda irregular de empreendimentos em Trancoso e região

Destaque 17/04/2026

Prefeito Ricardo Flauzino reúne secretariado em reunião técnica administrativa

Destaque 15/04/2026

Articulação política em Itabela ganha força com apoio dos vereadores mais votados a Jânio Júnior e Arthur Maia

Destaque 15/04/2026

Servidores da Prefeitura de Porto Seguro participam de capacitação em execução orçamentária e financeira em Salvador

Destaque 15/04/2026

Itabela realiza Jornada Social para fortalecer o SUAS e qualificar atendimento à população

Deixe uma resposta Cancel Reply

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Últimas Postagens
Destaque 18/04/2026

Prefeito visita projeto de robótica e avalia rumos da educação

Durante a visita ao projeto Escola Itinerante de Robótica Educacional junto a alunos da rede…

Parceria entre Prefeitura e CRECI-BA reforça fiscalização contra venda irregular de empreendimentos em Trancoso e região

18/04/2026

Prefeito Ricardo Flauzino reúne secretariado em reunião técnica administrativa

17/04/2026

Articulação política em Itabela ganha força com apoio dos vereadores mais votados a Jânio Júnior e Arthur Maia

15/04/2026
Clima Porto Seguro
© 2026 GiroBahia publicidade e comunicação - CNPJ 22.881.183/0001-34. Todos os direitos reservados

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.